Empoderando Alunos e Professores em Cabo Verde através da Construção e utilização de Microscópios de material reciclado
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v15i2.436Resumo
O presente estudo explora a implementação do Microscópio de Material Reutilizado (MMR) nas aulas práticas de ciências em escolas secundárias na Cidade da Praia, Cabo Verde, e seu impacto no ensino em contextos de recursos limitados. Recorrendo inquéritos por questionário, entrevistas e observação livre, a investigação coletou dados de professores (n=24) e alunos (n=50), revelando uma ampla aceitação e satisfação com o MMR, elogiado por seu custo acessível, simplicidade e potencial para tornar as aulas mais atraentes e inclusivas. A maioria dos alunos manifestou interesse em produzir o MMR para uso em suas escolas, indicando um alto potencial de adoção. Os professores destacaram que a formação lhes trouxe métodos novos e eficazes para o ensino prático de ciências. Os resultados indicam que o MMR atende a uma procura por ferramentas acessíveis, promovendo um ensino científico que valoriza a responsabilidade social e a sustentabilidade, alinhado à visão de uma ciência emancipatória e ética. Concluímos que o MMR representa uma estratégia viável e inovadora para enriquecer a educação científica em Cabo Verde.
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