Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional

A revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (INVEP) é uma publicação do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Os principais objetivos da revista são: (a) constituir-se como fórum de debate científico e académico para investigadores, professores e educadores; (b) divulgar trabalho científico realizado no âmbito da educação; (c) aproximar o trabalho de investigação (empírico e teórico) às prática educativas e (d) garantir a divulgação de informação científica plural e baseada em rigorosos princípios éticos.

A revista é aberta a todos os investigadores e docentes nacionais e internacionais.

Fundada em 2000, a INVEP foi publicada até 2010 em formato impresso. A partir de 2011, a revista aderiu ao formato online e nesta data iniciou uma nova numeração correspondente a um novo ISSN 2182-1372, pautando-se pelo cumprimento de elevados critérios de qualidade, incluindo a revisão por pares double blind. Tendo como ambição constituir-se como uma revista de referência no que respeita à divulgação do conhecimento na área da educação.  Em 2015, a submissão de artigos é realizada através de plataforma online  Open Journal Systems (OJS) (http://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/index).

Em 2016, a revista foi integrada na base de dados SciELO e na SciELO Citation Index da Web of Science,  aguardando-se o fator de impacto de 2016 e 2017, em 2018. Igualmente, em 2016 a revista foi abrigada no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Em 2018, foi alojada na plataforma ibero-americano REBID e no Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Latindex.

Os indicadores da revista são monitorizados pelo Google Analitics desde novembro de 2016.

Notícias

 

Anúncio para submissão de artigos

 

Vimos convidá-lo a participar na revista, submetendo um artigo inédito para a mesma. O artigo pode ser de natureza teórica, metodológica, empírica ou histórica, podendo relacionar-se com qualquer área da educação.

Condições de colaboração

As propostas de colaboração (artigos, recensões, etc.) devem ser enviadas em suporte informático (Word) na plataforma da da revista no separador submissões.

Avaliação
Todos os textos submetidos para publicação serão analisados por pelo menos dois especialistas da área em que se inscrevem. Dessa análise, será dado feedback aos autores e, sempre que os revisores o entendam, serão pedidas reformulações.

Dimensões
Os textos devem ter como limite máximo 25 páginas, em formato A4, numeradas sequencialmente. A primeira página destina-se a indicar exclusivamente: título do artigo, nome(s) do(s) autor(es) e instituição(ões) a que pertence(m), assim como endereços postais e contactos. O autor de contacto deve indicar: departamento, universidade, país e correio electrónico de contacto.

Configurações do texto
Usar o Template

Resumos
A acompanhar os textos devem ser enviados resumos em português, em inglês (Abstract), espanhol (Resumen) e francês (Résumé). Os resumos não devem exceder as 150 palavras (ou 10 linhas). Junto dos resumos devem ainda ser indicadas palavras-chave (3) nas respectivas línguas.

Notas de rodapé
Devem ser numeradas sequencialmente e inseridas na página a que dizem respeito.

Referências ao longo do texto
Devem ser citadas no texto (e não em rodapé), com indicação do nome do(s) autor(es), seguido(s) do ano de publicação (entre parêntesis) e página(s) se for caso disso. No caso de se tratar de dois autores, ambos os nomes devem ser referidos. Se mais de um artigo do mesmo autor e do mesmo ano for citado, as letras a, b, c, etc. devem seguir-se ao ano.

Lista final de referências
As referências bibliográficas devem ser ordenadas alfabeticamente no final do texto de acordo com as normas de publicação da American Psychological Association (APA, 2020, 7.ª edição)

Observações
Os textos publicados são da exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. Os originais não publicados não serão devolvidos, a não ser que tal seja expressamente solicitado. Os textos aceites poderão não ser publicados na edição imediata à sua entrega, dependendo a sua publicação do processo de revisão.

 
Publicado: 2020-10-15 Mais...
 
Mais Notícias...