MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v15i2.413Resumo
Neste trabalho aborda-se o método científico Materialismo histórico-dialético, como uma das possíveis abordagens metodológicas das ciências sociais, sobretudo a mais adequada para a compreensão da realidade social-histórica. Trata-se de revisão bibliográfica em que se objetiva, principalmente, realizar uma aproximação entre a dimensão epistemológica marxista com as pesquisas em educação. Especificamente, visa descrever os fundamentos epistemológicos do Materialismo histórico-dialético. Analisar os pressupostos teórico-metodológicos da dialética marxista para as investigações em educação e compreensão da realidade educacional. Nos aportes metodológicos, usa pesquisa qualitativa do tipo descritiva-exploratória. Dos resultados verifica que, a dialética marxista converge para o enfoque epistemológico favorável para a elaboração sistemática de conhecimento do campo da educação. Logo conclui que essa metodologia é um mecanismo de reflexão teórico-prática para a realidade educacional pensada em suas múltiplas dimensões e contrariedades.
Palavras-chaves: Método científico, Materialismo histórico-dialético, Pesquisa em educação.
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