MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v15i2.413

Resumo

Neste trabalho aborda-se o método científico Materialismo histórico-dialético, como uma das possíveis abordagens metodológicas das ciências sociais, sobretudo a mais adequada para a compreensão da realidade social-histórica. Trata-se de revisão bibliográfica em que se objetiva, principalmente, realizar uma aproximação entre a dimensão epistemológica marxista com as pesquisas em educação. Especificamente, visa descrever os fundamentos epistemológicos do Materialismo histórico-dialético. Analisar os pressupostos teórico-metodológicos da dialética marxista para as investigações em educação e compreensão da realidade educacional. Nos aportes metodológicos, usa pesquisa qualitativa do tipo descritiva-exploratória. Dos resultados verifica que, a dialética marxista converge para o enfoque epistemológico favorável para a elaboração sistemática de conhecimento do campo da educação. Logo conclui que essa metodologia é um mecanismo de reflexão teórico-prática para a realidade educacional pensada em suas múltiplas dimensões e contrariedades.

Palavras-chaves: Método científico, Materialismo histórico-dialético, Pesquisa em educação.

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Biografia Autor

Celismar da Rocha Cavalcante, Universidade Católica de Brasília

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB0. Licenciada em Letras, Matemática e Pedagogia. Especialista em Língua Portuguesa. Coordenadora pedagógica e docente da educação básica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas: Políticas Públicas Educacionais no âmbito da Educação Básica (GEPPEB).Tem experiência na gestão, coordenação e docência na educação básica. Teve o trabalho, intitulado: "Da Educação Básica à Educação Superior: os desafios dos alunos da rede pública de ensino brasileira para o acesso e permanência na graduação", distinguido como trabalho
destaque e finalista do Congresso Latino-americano sobre Abandono na Educação Superior (CLABES/2022), no Brasil. E o trabalho: "Protagonismo Estudantil: o educando como sujeito ativo no processo de aprendizagem para a promoção da permanência estudantil na educação superior", aceito para apresentação no Congresso Latino-americano sobre Abandono na Educação Superior (CLABES/2023), em Temuco no Chile.

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Publicado

31-07-2025

Como Citar

Cavalcante, C. da R. (2025). MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 15(2), e413. https://doi.org/10.25757/invep.v15i2.413