Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas.

Instruções para Autores

Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional aceita artigos em língua portuguesa (variedade europeia ou brasileira que cumpram o atual acordo ortográfico), Inglês, Francês e Espanhol. 

Vimos convidá-lo a participar na revista, submetendo um artigo inédito para a mesma. O artigo pode ser de natureza teórica, metodológica, empírica ou histórica, podendo relacionar-se com qualquer área da educação.

Condições de colaboração
As propostas de colaboração (artigos, recensões, etc.) devem ser enviadas em suporte informático (Word) na plataforma da da revista no separador submissões.

Avaliação
Todos os textos submetidos para publicação serão analisados por pelo menos dois especialistas da área em que se inscrevem. Dessa análise, será dado feedback aos autores e, sempre que os revisores o entendam, serão pedidas reformulações.

Dimensões
Os textos devem ter como limite máximo 25 páginas, em formato A4, numeradas sequencialmente. A primeira página destina-se a indicar exclusivamente: título do artigo, nome(s) do(s) autor(es) e instituição(ões) a que pertence(m), assim como endereços postais e contactos. O autor de contacto deve indicar: departamento, universidade, país e correio electrónico de contacto.

Configurações do texto
Usar o Template

Resumos

Não deve exceder 1500 caracteres com espaços.

Texto: Calibri 12, espaçamento múltiplo em 1.15, 6 pto depois do parágrafo, justificado.

Palavras-chave: entre 3 a 5 palavra separadas por vírgula.

Notas de rodapé
Devem ser numeradas sequencialmente e inseridas na página a que dizem respeito.

Referências ao longo do texto
Devem ser citadas no texto (e não em rodapé), com indicação do nome do(s) autor(es), seguido(s) do ano de publicação (entre parêntesis) e página(s) se for caso disso. No caso de se tratar de dois autores, ambos os nomes devem ser referidos. Se mais de um artigo do mesmo autor e do mesmo ano for citado, as letras a, b, c, etc. devem seguir-se ao ano.

Lista final de referências
As referências bibliográficas devem ser ordenadas alfabeticamente no final do texto de acordo com as normas de publicação da American Psychological Association (Publication Manual, (APA, 2020, 7.ª edição).

Observações
Os textos publicados são da exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. Os originais não publicados não serão devolvidos, a não ser que tal seja expressamente solicitado. Os textos aceites poderão não ser publicados na edição imediata à sua entrega, dependendo a sua publicação do processo de revisão.

Exemplos:

Ball, D. L. (1990). Prospective elementary and secondary teachers’ understanding of division. Journal for Research in Mathematics Education, 21(2), 132-144.

Jonassen, D. (2007). Computadores, Ferramentas Cognitivas: Desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Porto Editora.

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