Soumissions

Ouvrir une session ou S'inscrire pour pouvoir faire une soumission.

Liste de vérification de la soumission

Les auteurs-es doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec l'ensemble des éléments suivants. Les soumissions non conformes pourraient être retournées aux auteurs-es.

Directives aux auteurs-es

Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional aceita artigos em língua portuguesa (variedade europeia ou brasileira que cumpram o atual acordo ortográfico), Inglês, Francês e Espanhol. 

Vimos convidá-lo a participar na revista, submetendo um artigo inédito para a mesma. O artigo pode ser de natureza teórica, metodológica, empírica ou histórica, podendo relacionar-se com qualquer área da educação.

Condições de colaboração
As propostas de colaboração (artigos, recensões, etc.) devem ser enviadas em suporte informático (Word) na plataforma da da revista no separador submissões.

Avaliação
Todos os textos submetidos para publicação serão analisados por pelo menos dois especialistas da área em que se inscrevem. Dessa análise, será dado feedback aos autores e, sempre que os revisores o entendam, serão pedidas reformulações.

Dimensões
Os textos devem ter como limite máximo 25 páginas, em formato A4, numeradas sequencialmente. A primeira página destina-se a indicar exclusivamente: título do artigo, nome(s) do(s) autor(es) e instituição(ões) a que pertence(m), assim como endereços postais e contactos. O autor de contacto deve indicar: departamento, universidade, país e correio electrónico de contacto.

Configurações do texto
Usar o Template

Resumos

Não deve exceder 1500 caracteres com espaços.

Texto: Calibri 12, espaçamento múltiplo em 1.15, 6 pto depois do parágrafo, justificado.

Palavras-chave: entre 3 a 5 palavra separadas por vírgula.

Notas de rodapé
Devem ser numeradas sequencialmente e inseridas na página a que dizem respeito.

Referências ao longo do texto
Devem ser citadas no texto (e não em rodapé), com indicação do nome do(s) autor(es), seguido(s) do ano de publicação (entre parêntesis) e página(s) se for caso disso. No caso de se tratar de dois autores, ambos os nomes devem ser referidos. Se mais de um artigo do mesmo autor e do mesmo ano for citado, as letras a, b, c, etc. devem seguir-se ao ano.

Lista final de referências
As referências bibliográficas devem ser ordenadas alfabeticamente no final do texto de acordo com as normas de publicação da American Psychological Association (Publication Manual, (APA, 2020, 7.ª edição).

Observações
Os textos publicados são da exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. Os originais não publicados não serão devolvidos, a não ser que tal seja expressamente solicitado. Os textos aceites poderão não ser publicados na edição imediata à sua entrega, dependendo a sua publicação do processo de revisão.

Exemplos:

Ball, D. L. (1990). Prospective elementary and secondary teachers’ understanding of division. Journal for Research in Mathematics Education, 21(2), 132-144.

Jonassen, D. (2007). Computadores, Ferramentas Cognitivas: Desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Porto Editora.

Déclaration de confidentialité

Les noms et adresses fournis dans ce magazine seront utilisés exclusivement pour les services fournis par cette publication et ne seront pas mis à disposition à d'autres fins ou à des tiers.