https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/issue/feed Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional 2023-03-28T00:00:00+00:00 Cristina Cruz cristinac@eselx.ipl.pt Open Journal Systems <p>A revista <em>Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional</em> (INVEP) é uma publicação do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Os principais objetivos da revista são: (a) constituir-se como fórum de debate científico e académico para investigadores, professores e educadores; (b) divulgar trabalho científico realizado no âmbito da educação; (c) aproximar o trabalho de investigação (empírico e teórico) às prática educativas e (d) garantir a divulgação de informação científica plural e baseada em rigorosos princípios éticos.</p> <p>A revista é aberta a todos os investigadores e docentes nacionais e internacionais.</p> <p>Fundada em 2000, a INVEP foi publicada até 2010 em formato impresso. A partir de 2011, a revista aderiu ao formato online e nesta data iniciou uma nova numeração correspondente a um novo ISSN 2182-1372, pautando-se pelo cumprimento de elevados critérios de qualidade, incluindo a revisão por pares <em>double blind</em>. Tendo como ambição constituir-se como uma revista de referência no que respeita à divulgação do conhecimento na área da educação. Em 2015, a submissão de artigos é realizada através de plataforma online <strong><em>Open Journal Systems</em></strong> (<strong>OJS)</strong> (http://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/index).</p> <p>Em 2016, a revista foi integrada na base de dados SciELO e na <em>SciELO Citation Index da Web of Science</em>, aguardando-se o fator de impacto de 2016 e 2017, em 2018. Igualmente, em 2016 a revista foi abrigada no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Em 2018, foi alojada na plataforma ibero-americano REBID e no Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Latindex.</p> <p>Os indicadores da revista são monitorizados pelo <em>Google Analitics </em>desde novembro de 2016.</p> https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/336 Legislação e integralidade da atenção à infância no Brasil: um estudo documental. 2022-09-12T19:57:28+00:00 Bruna Pereira Ricci Marini Bruna brunamarini_to@yahoo.com.br Gabriela Maria Bráz gabrielambraz9@gmail.com Patrícia Carla de Souza Della Barba patriciadellabarba@gmail.com <p>Com o objetivo de analisar a aproximação entre as proposições legislativas que fundamentam políticas públicas\programas direcionados à primeira infância a nível nacional e os indicadores de integralidade da atenção recomendados internacionalmente no âmbito da Intervenção Precoce, foi desenvolvido um estudo documental, retrospectivo e de abordagem qualitativa, cujo levantamento dos dados foi realizado por pares, em meio virtual. Foram empregados os descritores “Primeira infância”, “Infância” e “Criança”, e incluídos os documentos que respeitavam os critérios de seleção. Foram analisados 8 documentos, os quais apresentaram-se organizados em núcleos segundo os quatro indicadores de integralidade da atenção: centralidade das famílias nas tomadas de decisão; valorização dos contextos naturais de aprendizagem; transdisciplinaridade das abordagens e coordenação e integração de serviços e recursos. Os resultados evidenciaram ser recente a incorporação da maioria dos indicadores de integralidade da atenção à infância recomendados internacionalmente, o que demonstra um lapso de décadas para o alinhamento com estratégias que vêm sendo fortemente fundamentadas na literatura científica desde os anos 80.</p> 2023-03-28T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 Bruna Pereira Ricci Marini Bruna, Gabriela Maria Bráz, Patrícia Carla de Souza Della Barba https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/318 As relações socioeducativas entre a Educação para a Paz e as Representações Sociais de violências de educadores sociais em uma favela no Rio de Janeiro - Brasil. 2022-08-05T10:30:05+00:00 Lucas Salgueiro Lopes salgueirollucas@gmail.com Arthur Vianna Ferreira arthuruerjffp@gmail.com <p>Este artigo, oriundo de uma dissertação de Mestrado em Educação em desenvolvimento na UERJ-FFP, tem como objetivo investigar as possíveis representações sociais de violências a partir dos educadores sociais de um projeto socioeducativo no Complexo do Salgueiro, favela no estado do Rio de Janeiro. A partir de um trabalho de campo iniciado em 2021, a pesquisa tem como propósito visitar a referida instituição em busca da apreensão das representações sociais de violências compartilhadas pelos educadores desse espaço não escolar, dedicando-se a entender como essas representações acabam por influenciar nas práticas socioeducativas oferecidas. Assim sendo, ao analisarmos as práticas socioeducativas nos indicam se essas podem (ou não) ter servido de forma real para empreender uma Educação para a Paz comprometida em combater as violências desse contexto. Para serem realizadas essas análises, a metodologia utilizará como instrumento de pesquisa a realização de entrevistas semiestruturadas e a escrita de diários de campo. Como resultados do trabalho, cabe ressaltar que este trabalho ainda está em desenvolvimento, contendo aqui com reflexões e hipóteses iniciais acerca dos seus objetivos. Futuramente, visamos expandir e publicizar seus resultados de natureza empírica e analítica em formato de novas apresentações e publicações, objetivando contribuir com os estudos sobre a marginalização e as violências, tal como, com os campos das representações sociais e da Pedagogia Social.</p> 2023-03-28T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 Lucas Salgueiro Lopes, Arthur Vianna Ferreira https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/320 TV Extensão: Metodologias participativas e educação pelo trabalho 2022-07-27T09:35:02+00:00 Milene Bandeira Almeida milene.bandeira@hotmail.com Bernardo Oliveira bernardo.oliveira@gmail.com <p>O projeto TV Extensão tem como objetivos divulgar e integrar as diferentes experiências e ações de extensão e cultura na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), criar uma programação contínua que tenha como conteúdo programas, entrevistas, dicas culturais e formativas produzidas pela extensão da Universidade, desenvolver conteúdo para armazenar nas redes sociais e criar oficinas de formação abertas ao público interno e externo. O projeto tem como pressupostos teóricos os conceitos de politecnia (SAVIANI, 2007), tradução intersemiótica (PLAZA, 2003) e interdisciplinaridade.</p> <p>Até o momento, foram realizadas quatro oficinas ao longo de 2020 e 2021. A preparação e realização destas oficinas foram feitas a partir dos conceitos do GEM acerca da ideia de oficina criativa (MAIA, 2020). Além das oficinas, foram criadas redes sociais do projeto para que houvesse a publicação e divulgação de outros projetos da Faculdade. O objetivo é o de aumentar a divulgação da extensão não só na Universidade, mas também fora dela, visto que há escassez acerca do entendimento da palavra extensão e de sua importância.</p> <p>O projeto tem como objetivos a criação de novas oficinas interdisciplinares dentro e fora da Universidade; o aumento da produção de materiais próprios, com as oficinas e entrevistas produzidas pelo projeto; e a publicação de mais vídeos. Com isso, espera-se que a extensão possa ser compartilhada e divulgada por toda a comunidade.</p> 2023-03-28T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 Milene Bandeira Almeida Milene, Bernardo https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/317 Educação Artística: Processos e Desafios de Cidadania 2022-04-19T15:34:54+00:00 Sandra Antunes santunes@eselx.ipl.pt Joana Ferreira jferreira@eselx.ipl.pt Joana Matos jmatos@eselx.ipl.pt <p>O presente artigo incide sobre princípios, processos e práticas de educação artística e estética, desenvolvidos na Unidade Curricular (UC) de Artes Plásticas II, do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa.</p> <p>Na formação de agentes capacitados para a intervenção em âmbitos da ação educativa, em contextos formais e não formais, despertar o futuro agente educativo para o potencial transformador da educação artística e estética (seja este em termos culturais, sociais, ambientais...), tem-se constituído como um objetivo do grupo interdisciplinar de docentes (das ciências da arte, da educação artística, do design e das ciências da educação) responsáveis pela UC.</p> <p>Neste sentido, fazer compreender processos criativos e artísticos como processos investigativos e a suas práticas como socialmente construídas, integradoras e transformadoras do indivíduo e consequentemente do tecido social, interrelacionando a escola, a sociedade e a arte, tem sido nossa preocupação recorrente.&nbsp;</p> 2023-03-28T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 Joana Matos , Sandra Antunes, Joana Ferreira https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/344 As tipologias de ensino no desenho curricular do curso de Licenciatura em Educação Básica 2023-01-20T12:44:21+00:00 Mariana Feio mariana.feio@gmail.com Bianor Valente bianorv@eselx.ipl.pt Teresa Leite teresal@eselx.ipl.pt <p>O presente estudo procurou compreender se os desenhos curriculares dos cursos de Licenciatura em Educação Básica (LEB) valorizam aprendizagens ativas. Para tal, os diferentes planos de estudo da LEB foram comparados quanto às tipologias de ensino previstas. Os resultados revelam: i) um predomínio de horas teórico-práticas em praticamente todos os cursos; ii) um número reduzido ou inexistente de horas teóricas na maioria dos cursos; iii) uma percentagem de horas de estágio e de trabalho de campo inferior a 10% do total de horas de contacto em todos os cursos; iv) posicionamentos distintos relativamente ao peso a atribuir às horas de orientação tutorial; v) entendimentos distintos sobre o que significa trabalho de campo e estágio.</p> 2023-03-28T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 Mariana Feio, Bianor Valente, Teresa Leite https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/343 A calculadora gráfica no ensino básico com o contributo da Mediação Semiótica 2023-02-12T14:35:08+00:00 Manuela Subtil profmariamanuelasubtil@gmail.com António Manuel Dias Domingos amdd@fct.unl.pt Maria Alessandra Mariotti mariotti21@unisi.it <p>Este artigo visa analisar a resolução de uma tarefa de Geometria, de índole exploratória, com recurso ao artefacto mediador, calculadora gráfica. Procurou-se compreender como é que o aluno promoveu signos de artefacto através do desenvolvimento de esquemas de uso e esquemas de ação instrumentada. Posteriormente, na discussão coletiva, pretendemos analisar como é que a professora promoveu a transição desses signos de artefacto para signos matemáticos. Utilizando uma metodologia de investigação qualitativa de natureza interpretativa e descritiva, adotou-se a modalidade estudo de caso, focada no trabalho de dois pares de alunos. Os resultados evidenciam que a calculadora gráfica, funcionou como um instrumento de mediação semiótica e a orquestração da professora na discussão coletiva foi imprescindível para o desenvolvimento do potencial semiótico deste artefacto, resultando na construção do conhecimento matemático.</p> 2023-03-28T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 Manuela Subtil, António Manuel Dias Domingos, Maria Alessandra Mariotti https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/322 A leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual 2022-07-14T18:05:15+00:00 Luísa Gomes luisa.luigom@gmail.com Isabel Madureira isabelmo@eselx.ipl.pt <p>No presente estudo procurou-se compreender como se processa o ensino-aprendizagem de alunos com Perturbação de Desenvolvimento Intelectual (PDI), em particular conhecer as conceções e as práticas pedagógicas que os docentes desenvolvem, no sentido de promover competências leitoras e de autonomia facilitadoras da integração na vida ativa.</p> <p>Enquadrando-se num paradigma interpretativo, o estudo de caso realizado privilegiou como técnicas de recolha de dados a pesquisa documental e a realização de entrevistas e de observações naturalistas.</p> <p>Em termos gerais, os resultados mais significativos sublinham a importância do professor de educação especial (PEE) na intervenção e inclusão de alunos com PDI, a necessidade de maior colaboração entre docentes e técnicos e a relação evidente entre a leitura funcional e o desenvolvimento da autonomia pessoal e social.</p> 2023-03-28T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 Luísa Gomes, Isabel Madureira https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/349 A importância da interdisciplinaridade na formação de agentes educativos 2023-03-10T18:09:10+00:00 Cristina Barroso Cruz cristinac@eselx.ipl.pt 2023-03-28T00:00:00+00:00 Direitos de Autor (c) 2023 Cristina Barroso Cruz