Sobre a Revista

Âmbito

A revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional publica artigos originais no âmbito da investigação em Ciências da Educação, incluindo anualmente um número de submissão livre e um número temático. O número temático visa dar expressão ao debate de questões relevantes, centrando-as num domínio particular.

A INVEP é uma revista de âmbito educacional que aceita artigos sobre os: contextos educativos (formais e não formais), atores educativos, processos de ensino e de aprendizagem, modelos e processos de desenvolvimento da criança, organização dos sistemas educativos, políticas, valores e práticas.

A INVEP publica artigos científicos, apresentações de Projetos e recensões de livros. Os artigos submetidos podem ser de natureza teórica, metodológica, empírica ou histórica, podendo relacionar-se com qualquer área da educação.

A INVEP tem como público-alvo investigadores, professores, educadores, ou outros profissionais na área da educação, bem como estudantes de cursos de graduação e pós-graduação no âmbito da educação, e todos aqueles que se interessam pelo desenvolvimento

Processo de Revisão por Pares

Cada submissão será sujeita a uma revisão anónima por dois revisores que avaliará a qualidade científica da proposta relativamente a: (a) clareza do texto; (b) relevância e originalidade; (c) pertinência e clareza dos objetivos; (d) pertinência e relevância do quadro teórico; (e) tratamento aprofundado do estado da arte do conhecimento na área; (f) adequação do quadro metodológico; (g) coesão e coerência do texto; (h) adequação da análise de dados empíricos; e (i) validade e relevância das conclusões.

O tempo padrão para conclusão de uma revisão é 12 semanas. A revisão científica fica a cargo preferencialmente de dois investigadores externos das instituições dos autores.

Os revisores são recrutados, preferencialmente, de entre os membros do Conselho Editorial, de acordo com a respetiva área de especialização e a da proposta submetida. Podem, também, ser recrutados outros investigadores cuja área de especialização se enquadre na área científica da submissão.

Periodicidade

A revista Da Investigação às Práticas publica anualmente duas edições das quais uma corresponde a um número regular que alberga os trabalhos submetidos pelos autores e a outra corresponde a um número temático (cujo tema é definido pela Comissão Editorial da revista).

Política de Acesso Aberto

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Taxas para submissão e publicação de textos

A coordenação editorial da revista valoriza uma política de acesso livre deste modo a revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, não cobra taxas pelos artigos publicados nem pela sua revisão, distribuição ou download.

Indexadores e Bases de Dados

Nacionais


Internacionais


 

Histórico da Revista

Fundada em 2000, a INVEP foi publicada até 2010 em formato impresso. A partir de 2011, a revista tem formato online e nesta data inicia uma nova numeração correspondente a um novo ISSN, pautando-se pelo cumprimento de elevados critérios de qualidade, incluindo a revisão por pares double blind, tendo vindo a constituir-se como uma revista de referência no que respeita à divulgação do conhecimento na área da educação.  Em 2015, a submissão de artigos é realizada através de plataforma online  Open Journal Systems (OJS) (http://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/index).