Atenção Psicossocial e o Enfrentamento à Violência no Contexto Escolar – Aproximações Analíticas entre os Campos Simbólico, Ontológico e Epistêmico

Autores

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG
  • Marília Madureira Madureira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC
  • Leonardo Victor de Sá Pinheiro Universidade Federal do Piauí – UFPI
  • Flávia Lorenne Sampaio Barbosa Universidade Federal do Piauí – UFPI https://orcid.org/0000-0002-4804-9538

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v15i2.433

Palavras-chave:

Violência escolar, Violência epistêmica, Atenção psicossocial, Decolonial

Resumo

O exercício ensaístico visa compreender a violência no contexto escolar, explorando suas dimensões simbólicas, ontológicas e epistêmicas, promovendo reflexão decolonial sobre a necessidade de um ambiente educativo que favoreça o diálogo, a inclusão e a atenção psicossocial, conforme preconizado pela Lei n.º 14.819. Nesse sentido, considera-se a proposta de Nelson Maldonado Torres sobre um ‘novo’ projeto de humanismo, fundamentado em uma atitude decolonial, percorrendo entendimentos sobre violência, evidenciando as diversas formas de negação, opressão e marginalização. Da incapacidade de adaptação às circunstâncias de dominação, caracterizadas por desadaptações, associados aos ambientes não dialógicos, discute-se sobre o ‘risco-aventura’, para ressignificar as violências e promover a atenção psicossocial junto à comunidade escolar, face às possibilidades de interação mais acolhedoras às diferenças em leitura decolonial, visando (re)conhecer as múltiplas faces da violência (simbólica, ontológica e epistemológica) com abertura aos espaços dialógicos, habilitadores à produção de significados, às ‘novas’ atribuições de sentidos do ser, agir, transformar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG

Estágio Pós-doutoral, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Estadual do Ceará. Doutora e Mestre em Administração, Universidade de Fortaleza. Especialista em Saúde Pública, com ênfase em Saúde do Trabalhador, e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Faculdade de Psicologia da PUC-Minas, com atuação na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na Universidade Federal do Piauí. Experiência profissional como Psicóloga Organizacional e do Trabalho e Gestão de Pessoas (Coordenação, Gerência e Chefia de Unidades), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB. Experiência docente no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Bolsista CAPES no Mestrado e bolsista FUNCAP no Doutorado. Estudos e pesquisas sobre: Relações de Trabalho e Gestão de/com/por Pessoas, Estudos Organizacionais, Administração Pública e Gestão Social, Estudos Críticos, Pós-coloniais e Decoloniais. Representante do Brasil junto à Red Internacional Femenina para la Investigación en Emprendimiento, Innovación y Sostenibilidad RedIFIEIS (REG-RED-20-0117).

Marília Madureira Madureira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC

Doutoranda em Psicologia na Puc Minas, Mestra em Ensino de Biologia (PROFBIO) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019) e graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Formiga (2003), Pedagogia pela Faculdade Fetremis (2013) com especialização em Supervisão Escolar pela Fetremis (2013), Bacharelado em Educação física pelo Centro Universitário Claretiano no Colégio Dom Cabral em Belo Horizonte (2017) . Atualmente encontra-se na rede Pública de Ensino no Estado de Minas Gerais, na Prefeitura Municipal de Itaúna e na Academia de Musculação. Exerce as funções de Coordenadora do Novo Médio, professora no ensino fundamental II na disciplina de Ciências, no Ensino Médio na disciplina de Biologia e Coordenadora do Novo Ensino Médio. Apresenta experiência na Coordenação de curso na área de saúde na pós-graduação da Faculdade Famart, Supervisão Escolar na SEE MG e atua como personal trainer na academia de musculação.

Leonardo Victor de Sá Pinheiro, Universidade Federal do Piauí – UFPI

Titulação: Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Bacharel em Administração pela mesma IES.

Área de investigação: Desenvolve pesquisas no âmbito das ciências administrativas relacionadas aos seguintes temas: Gestão de pessoas e Comportamento Organizacional, Gestão Social, Administração Pública, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Psicologia Ambiental, Nomofobia e Gestão na Saúde.

Resumo Bibliográfico: Professor efetivo do curso de Administração da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CAFS) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFPI). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública – PROFIAP Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em Gestão e Sustentabilidade (GESUS).

Flávia Lorenne Sampaio Barbosa, Universidade Federal do Piauí – UFPI

Titulação: Graduada (2003) em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialização (2006) em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e, mestrado(2012) e doutorado (2018), em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Área de investigação: estudos interdisciplinares em Gestão Social e Gestão Pública; e em educação, trabalho e subjetividade.

Resumo Bibliográfico: Atualmente, docente efetiva do Curso de Tecnólogo em Gestão de Dados Modalidade a Distância da UFPI, Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD, em Teresina-PI; docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e do Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PROFIAP), ambos da UFPI, nível mestrado profissional; docente do curso de especialização em Gestão de Pequenas e Médias Empresas do CAFS/UFPI; e, professor formador e orientador, na modalidade bolsista da CAPES, do curso de bacharelado em Administração do Centro de Ensino à Distância (CEAD) da UFPI. Do mais, pesquisadora integrante do grupo de pesquisa NUPEGEP, vinculado ao curso de Pós-graduação em Gestão Pública da UFPI, e do grupo de pesquisa intitulado "Trabalho e Gestão das Organizações" em parceria com a Faculdade Luciano Feijão (FLF); coordenadora, no âmbito da UFPI, da aplicação do Estudo Mundial sobre Empreendedorismo junto aos Estudantes Universitários do Brasil (GUESSS Brasil); e, avaliadora científica da Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI.

Referências

Adorno, T. W. (2003). O ensaio como forma. In Notas de Literatura I. (J. Almeida Trad.). Livraria Duas Cidades; Editora 34.

Barbora, T. A.; Osti, A. (2023) Representações de um grupo de alunos do Ensino Fundamental sobre a violência no contexto da sala de aula. In.: In.: Correia, F. C., Castelo Branco, J., & Perius, O. (Orgs.). Sobre a(s) violência(s): Análises – formas – críticas (1ª ed.). Porto Alegre : Editora Fundação Fênix, 2023. 449 p. (Série Filosofia ; 133)

Bispo, L. B., Martins, M. da C. A., & Duarte, J. C. (2019). A violência escolar: desafios no educar. Diversitas Journal, 4(1), 159-171.

Bizarria, F. P. de A.; Barbosa, F. L. S.; Nascimento, T. M. S. ; Pereira, E. M. L. Da gestão multidimensional à gestão decolonial da educação: (Des)velando caminhos interculturais em narrativas de podcast. Política e Gestão Educacional (ONLINE), v. 28, p. 1-1-33, 2024.

Bourdieu, P. (2001). Meditações pascalianas (Trad. de Sérgio Micell). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Bourdieu, P. (2008). Razões práticas: Sobre a teoria da ação (M. Correa, Trad.) – cAMPINAS, sp: Papirus. 9 Ed. (Trabalho original publicado em 1996).

Bunch, A. (2015). Epistemic violence in the process of othering: Real-world applications and moving forward. Scholarly Undergraduate Research Journal at Clark, 1(1). Retrieved from https://commons.clarku.edu/surj/vol1/iss1/2/

Caliman, G.; Arruda, E. (2023). Instituição escolar: espaço de riscos, lugar de ressignificação. In.: Correia, F. C., Castelo Branco, J., & Perius, O. (Orgs.). (2023). Sobre a(s) violência(s): Análises – formas – críticas (1ª ed.). Porto Alegre: Editora Fundação Fênix, 2023. 449 p. (Série Filosofia; 133)

Campello, F. (2023). Qual o papel das experiências subjetivas na crítica social? distinguindo entre justiça de primeira e de segunda-ordem. In.: Correia, F. C., Castelo Branco, J., & Perius, O. (Orgs.). Sobre a(s) violência(s): Análises – formas – críticas (1ª ed.). Porto Alegre: Editora Fundação Fênix, 2023. 449 p. (Série Filosofia; 133)

Charlot, B. (2002). A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, 4(8), 432-443.

Chaua, R. da C. J. (2020). Educação escolar e redes de conhecimentos em Moçambique: Colonialidades, epistemicídios e questões atuais. Revista Teias, 21(62), 347-359. https://doi.org/10.12957/teias.%Y.49515

Cheverikina, Ye.A., & Fatina, M.L. (2018). Philosophical and socio-psychological meaning of the concept of psycho violence in learning environment. XLinguae, 12(1), 130-138.

Cunha Júnior, E. C. da. (2023). Violência escolar, desinformação e as fakenews sobre corpos, gêneros e sexualidades nas mídias e redes sociais.

Dalcastagner, G. B., & Nunes, C. da C. (2019). Violências no contexto escolar: percepções de alunos, professores e gestores. Filosofia e Educação, 11(3), 423-452. https://doi.org/20396/rfe.v11i3.8654929

Gordillo Sánchez, D. G. (2017). Imagens, livros didáticos e colonialidade. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, 3(esp.), artigo nº 535. https://relacult.claec.org | e-ISSN: 2525-7870

Gurgel e Coutinho (2023). Trabalho decente, interseccionalidade e invisibilização subjacentes ao desenvolvimento sustentável. In.: Correia, F. C., Castelo Branco, J., & Perius, O. (Orgs.). (2023). Sobre a(s) violência(s): Análises – formas – críticas (1ª ed.). Porto Alegre: Editora Fundação Fênix, 2023. 449 p. (Série Filosofia; 133)

Leme, M. I. S. (2009). A gestão da violência escolar. Revista Diálogo Educacional, 9(28), 541-555.

Léo Neto, N. A. L., & Souza, S. R. M. (2019). Flores e Dores: emoções e a ética da vida para um ensino de Ciências e Biologia intercultural e antirracista. Revista Temas em Educação, 28(2), 83-101.

Lima, P. H. T. de, & Pereira, M. R. (2024). Violência, educação e sociedade: do que se queixa a escola? Revista de Filosofia e Psicologia da Educação, 18(31), 15-30.

Magalhães, K. C. de S. M., & Santos, S. D. M. dos. (2016). Expressões da violência na escola: relações paradoxais presentes nas publicações científicas brasileiras. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 16(1), 161-179.

Maia, M. V. C. M., & Coimbra, S. (2017). Criatividade docente como saída para a agressividade na e da escola. Revista de Estudos e Investigação em Psicologia e Educação, 2017, Vol. Extr., No. 02. https://doi.org/10.17979/reipe.201

Maldonado-Torres, N. (2008a). A topologia do Ser e a geopolítica do conhecimento. Modernidade, império e colonialidade. Revista Crítica de Ciências Sociais, 80, 71-114. http://journals.openedition.org/rccs/695

Maldonado-Torres, N. (2008b). La descolonización y el giro des-colonial. Tabula Rasa, (9), 61-72. Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=39600905

Maldonado-Torres, N. (2016). Transdisciplinaridade e decolonialidade. Revista Sociedade e Estado, 31(1), 76-84.

Maldonado-Torres, N. (2017). On the coloniality of human rights. Revista Crítica de Ciências Sociais, 114, 117-136. https://doi.org/10.4000/rccs.6793

Marsal, M. H., Pavão, A. H. P., Reis, E. & Deluchi, S. (2014). Dicas sobre como escrever um ensaio. Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116800

Martín-Baró, I. (1990). Psicología social de la guerra: Trauma y terapia. UCA Editores. San Salvador. El Salvador.

Meneghetti, F. K. (2011). O que é um Ensaio-Teórico? Revista de Administração Contemporânea, 15(2), 320-332. https://doi.org/10.1590/S1415-65552011000200010

Menezes, A. (2019). Educação escolar indígena contra o epistemicídio. Perspectivas em Diálogo, 6(11), 217-232. http://seer.ufms.br/index.php/persdia/

Moreira, A. P. G., & Guzzo, R. S. L. (2017). Violência e prevenção na escola: as possibilidades da psicologia da libertação. Psicologia & Sociedade, 29, e141683. http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2017v29141683

Moscovici, S. (2020). Reflections on the popularity of ‘conspiracy mentalities’. International Review of Social Psychology, 33(1), 9-13. https://doi.org/10.5334/irsp.432

Pérez, J., Moscovici, S., & Chulvi, M. (2007). The taboo against group contact: Hypothesis of Gypsy ontologization.

Ristum, M. (2004). Violência: uma forma de expressão da escola? Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, 2(2), 59-68.

Roberto, J. de Â. L. (2022). “O luxo e o lixo”: Juventude negra... em meio à cobiça, ao silenciamento e à violência (Tese de Doutorado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar).

Rodrigues, L. (2023, 3 de novembro). Violência nas escolas tem aumento de 50% em 2023. Agência Brasil.https ://agenciabras.ebc .com.br /d-humano/notícias /202-11/viol-n-es-tem-aumento -de-50-em-202

Sobrinho, M. (2022). Violência simbólica e suas implicações na educação: uma análise da experiência de crianças Sateré-Mawé. Educação, 47, 1-22. https://doi.org/10.5902/1984644468423

Torquato da Silva, R. (2009). Escola-favela, conhecimentos, transgressão e poder. Revista de Educação PUC-Campinas, 27, 87-96.

UNESCO (2023). Dia Internacional contra a Violência e o Bullying na Escola. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Recuperado de https://www.unesco.org/pt/days/against-school-violence-and-bullying

Vicenzi, R., & Picoli, B. A. (2022). Escola, ressignificação, descolonização: narrativas de estudantes Kaingang. Práxis Educativa, 17, e2219356. https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducat

Spink, M. J. P. (2001). Trópicos do discurso sobre risco. Cadernos de Saúde Pública, 17(6), 1277-1311.

Downloads

Publicado

31-07-2025

Como Citar

Bizarria, F. P. de A., Madureira, M. M., Pinheiro, L. V. de S., & Barbosa, F. L. S. (2025). Atenção Psicossocial e o Enfrentamento à Violência no Contexto Escolar – Aproximações Analíticas entre os Campos Simbólico, Ontológico e Epistêmico. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 15(2), e433. https://doi.org/10.25757/invep.v15i2.433