Atenção Psicossocial e o Enfrentamento à Violência no Contexto Escolar – Aproximações Analíticas entre os Campos Simbólico, Ontológico e Epistêmico
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v15i2.433Palavras-chave:
Violência escolar, Violência epistêmica, Atenção psicossocial, DecolonialResumo
O exercício ensaístico visa compreender a violência no contexto escolar, explorando suas dimensões simbólicas, ontológicas e epistêmicas, promovendo reflexão decolonial sobre a necessidade de um ambiente educativo que favoreça o diálogo, a inclusão e a atenção psicossocial, conforme preconizado pela Lei n.º 14.819. Nesse sentido, considera-se a proposta de Nelson Maldonado Torres sobre um ‘novo’ projeto de humanismo, fundamentado em uma atitude decolonial, percorrendo entendimentos sobre violência, evidenciando as diversas formas de negação, opressão e marginalização. Da incapacidade de adaptação às circunstâncias de dominação, caracterizadas por desadaptações, associados aos ambientes não dialógicos, discute-se sobre o ‘risco-aventura’, para ressignificar as violências e promover a atenção psicossocial junto à comunidade escolar, face às possibilidades de interação mais acolhedoras às diferenças em leitura decolonial, visando (re)conhecer as múltiplas faces da violência (simbólica, ontológica e epistemológica) com abertura aos espaços dialógicos, habilitadores à produção de significados, às ‘novas’ atribuições de sentidos do ser, agir, transformar.
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