Empoderando Alunos e Professores em Cabo Verde através da Construção e utilização de Microscópios de material reciclado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v15i2.436

Palavras-chave:

Cabo Verde, Ensino de ciências, Material low-cost, Microscopia, Sustentabilidade

Resumo

O presente estudo explora a implementação do Microscópio de Material Reutilizado (MMR) nas aulas práticas de ciências em escolas secundárias na Cidade da Praia, Cabo Verde, e seu impacto no ensino em contextos de recursos limitados. Recorrendo inquéritos por questionário, entrevistas e observação livre, a investigação coletou dados de professores (n=24) e alunos (n=50), revelando uma ampla aceitação e satisfação com o MMR, elogiado por seu custo acessível, simplicidade e potencial para tornar as aulas mais atraentes e inclusivas. A maioria dos alunos manifestou interesse em produzir o MMR para uso em suas escolas, indicando um alto potencial de adoção. Os professores destacaram que a formação lhes trouxe métodos novos e eficazes para o ensino prático de ciências. Os resultados indicam que o MMR atende a uma procura por ferramentas acessíveis, promovendo um ensino científico que valoriza a responsabilidade social e a sustentabilidade, alinhado à visão de uma ciência emancipatória e ética. Concluímos que o MMR representa uma estratégia viável e inovadora para enriquecer a educação científica em Cabo Verde.

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Biografias Autor

Fredson Jorge dos Santos Delgado, Ministerio da Educação de Cabo Verde

É licenciado em Ciências Biológicas (Universidade de Cabo Verde) e Mestre em Ensino e Divulgação das Ciências (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto). Atualmente é professor e Coordenador acional de Biologia pelo Ministério da Educação de Cabo Verde. Como investigador alimenta o interesse na produzindo materiais de baixo custo para o ensino das ciências em países de baixo rendimento.

Betina Lopes, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

Licenciada em Biologia (Ramo formação Educacional) pela Universidade de Coimbra. Mestre em Comunicação em Educação em Ciências e Doutora em Educação (Ramo Didática e Desenvolvimento Curricular) pela Universidade de Aveiro (Portugal). Vicecoordenadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia Educativa na Formação de Formadores ( CIDTFF ) e Diretora do curso de mestrado Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.

Bruno Sanches, Casa da Ciência da Praia

Biólogo e Professor de Biologia, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Cabo Verde. Atualmente, atua como Assistente de Pesquisa na Casa da Ciência da Praia, parte integrante da Universidade de Cabo Verde. Bruno é um entusiasta da divulgação científica e dedica-se apaixonadamente à democratização do conhecimento científico, buscando tornar a ciência acessível a todos

Carla Morais, CIQUP, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Licenciada em Química, Mestre em Educação Multimédia, Doutorada e Agregada em Ensino e Divulgação das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). É Professora Auxiliar com Agregação e membro da Unidade de Ensino das Ciências nessa Faculdade. É membro da Comissão Coordenadora do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP), onde coordena o grupo de investigação “RT5: Educação, Comunicação de Ciência e Sociedade”

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Publicado

31-07-2025

Como Citar

dos Santos Delgado, F. J., Lopes, B., Sanches, B., & Morais, C. (2025). Empoderando Alunos e Professores em Cabo Verde através da Construção e utilização de Microscópios de material reciclado. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 15(2), e436. https://doi.org/10.25757/invep.v15i2.436