Capacitación de estudiantes y profesores de Cabo Verde mediante la construcción y el uso de microscopios reciclados

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v15i2.436

Palabras clave:

Cabo Verde, Enseñanza de las ciencias, Material de bajo coste, Microscopía, Sostenibilidad

Resumen

Este estudio explora la implementación del Microscopio de Material Reutilizado (MMR) en clases prácticas de ciencias en escuelas secundarias de Praia, Cabo Verde, y su impacto en la enseñanza en contextos de recursos limitados. Mediante encuestas con cuestionario, entrevistas y observación libre, la investigación recogió datos de profesores (n=24) y alumnos (n=50), revelando una amplia aceptación y satisfacción con el MMR, elogiado por su asequibilidad, simplicidad y potencial para hacer las clases más atractivas e inclusivas. La mayoría de los estudiantes expresaron su interés en producir el MMR para utilizarlo en sus escuelas, lo que indica un alto potencial de adopción. Los profesores destacaron que la formación les aportó métodos nuevos y eficaces para la enseñanza práctica de las ciencias. Los testimonios indican que el MMR satisface una demanda de herramientas accesibles, promoviendo una enseñanza científica que valora la responsabilidad social y la sostenibilidad, en línea con la visión de una ciencia emancipadora y ética. Concluimos que el MMR representa una estrategia viable e innovadora para enriquecer la enseñanza de las ciencias en Cabo Verde.

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Biografía del autor/a

Fredson Jorge dos Santos Delgado, Ministerio da Educação de Cabo Verde

É licenciado em Ciências Biológicas (Universidade de Cabo Verde) e Mestre em Ensino e Divulgação das Ciências (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto). Atualmente é professor e Coordenador acional de Biologia pelo Ministério da Educação de Cabo Verde. Como investigador alimenta o interesse na produzindo materiais de baixo custo para o ensino das ciências em países de baixo rendimento.

Betina Lopes, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

Licenciada em Biologia (Ramo formação Educacional) pela Universidade de Coimbra. Mestre em Comunicação em Educação em Ciências e Doutora em Educação (Ramo Didática e Desenvolvimento Curricular) pela Universidade de Aveiro (Portugal). Vicecoordenadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia Educativa na Formação de Formadores ( CIDTFF ) e Diretora do curso de mestrado Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.

Bruno Sanches, Casa da Ciência da Praia

Biólogo e Professor de Biologia, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Cabo Verde. Atualmente, atua como Assistente de Pesquisa na Casa da Ciência da Praia, parte integrante da Universidade de Cabo Verde. Bruno é um entusiasta da divulgação científica e dedica-se apaixonadamente à democratização do conhecimento científico, buscando tornar a ciência acessível a todos

Carla Morais, CIQUP, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Licenciada em Química, Mestre em Educação Multimédia, Doutorada e Agregada em Ensino e Divulgação das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). É Professora Auxiliar com Agregação e membro da Unidade de Ensino das Ciências nessa Faculdade. É membro da Comissão Coordenadora do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto (CIQUP), onde coordena o grupo de investigação “RT5: Educação, Comunicação de Ciência e Sociedade”

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Publicado

2025-07-31

Cómo citar

dos Santos Delgado, F. J., Lopes, B., Sanches, B., & Morais, C. (2025). Capacitación de estudiantes y profesores de Cabo Verde mediante la construcción y el uso de microscopios reciclados. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 15(2), e436. https://doi.org/10.25757/invep.v15i2.436