Experiência de educadores com Linguagem Digital na pré-escola

Autores

  • Mara Fabiane Reis Gomes Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Cristina Pescador Universidade de Caxias do Sul
  • Rochele R. Andreazza Maciel Universidade de Caxias do Sul https://orcid.org/0000-0003-4524-399X

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v15i2.406

Palavras-chave:

Processos educacionais, Tecnologias Digitais, Práticas pedagógicas, Pré-escola

Resumo

A presença das tecnologias digitais parece estar amplamente disseminada entre a população brasileira e, naturalmente, espera-se que estejam integradas ao ambiente escolar, inclusive na Educação Infantil. Este estudo[1] tem como propósito investigar as percepções sobre a educação digital expressas por professores que lecionam em uma pré-escola localizada em Bragança-Pará, instituição que incorpora Tecnologias Digitais (TD) em seus ambientes de aprendizagem. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo adota uma metodologia descritiva e exploratória, baseada em entrevistas semiestruturadas conduzidas em campo. Os dados são analisados por meio da análise de conteúdo de acordo com a técnica proposta por Bardin. Os resultados destacam que a incorporação de recursos tecnológicos nas aulas da pré-escola proporciona aos professores oportunidades de aprimoramento de suas práticas pedagógicas e de construção de conhecimento, sublinhando a importância das Tecnologias Digitais na Educação Infantil contemporânea.

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Biografias Autor

Mara Fabiane Reis Gomes, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especialista em Saberes da Língua Materna e Literatura pela Universidade Federal do Pará; Especialista em Educação Infantil, pela Universidade Federal do Pará; Graduada em Licenciatura LETRAS (2007) e PEDAGOGIA (2009) pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é servidora pública da área da educação dos municípios de Bragança do Pará e Augusto Corrêa do Pará. Integra o Projeto de Pesquisa - PratEdu - Práticas Educacionais On-line: desafios e conexões.

Cristina Pescador, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Informática na Educação PPGIE-UFRGS; professora da Universidade de Caxias do Sul; membro do grupo de pesquisa CNPq – LAVIA. Tem interesse em pesquisas com foco em tecnologias digitais na educação e formação de professores, em cultura digital e o processo de ensinoaprendizagem, na educação digital.

Rochele R. Andreazza Maciel, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Educação PPGEdu-UCS; professora da Universidade de Caxias do Sul; membro do grupo de pesquisa CNPq – GEPICH, coordenando a linha as múltiplas linguagens das crianças e a escola da infância: estudo currículos, propostas e práticas pedagógicas.

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Publicado

17-12-2025

Como Citar

Reis Gomes, M. F., Pescador, C., & Andreazza Maciel, R. R. (2025). Experiência de educadores com Linguagem Digital na pré-escola. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 15(2), e406. https://doi.org/10.25757/invep.v15i2.406