(Sobre)Viver a Mobilidade: interações e significados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.399

Palavras-chave:

Mobilidade académica, Transições desenvolvimentais, Universidade, Formação, Internacionalização

Resumo

O artigo retrata os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre a mobilidade acadêmica internacional de estudantes de uma universidade pública estadual da Bahia. É possível acreditar que, por meio de um processo de interpretação permanente, viver a mobilidade permite ao estudante construir seu projeto de formação e desenvolver sua capacidade de autonomia. A internacionalização da educação, por meio da mobilidade estudantil, possibilita o aumento da transferência de conhecimento e o potencial dos estudantes; é um dos caminhos para renovar a educação como prática formativa, possibilita trocas culturais, científicas e acadêmicas; permite ao estudante conhecer e interagir com uma realidade diversa, um novo lugar para o saber.

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Biografia Autor

Karla Barbosa, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Doutora  em  Psicologia  pela Universidade  Federal  da  Bahia (UFBA), Professora Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Docente Permanente do Programa de Doutorado em Difusão do Conhecimento (UFBA), Analista Universitário (UEFS) e Coordenadora do Curso de Administração Pública da UEFS/UAB, Bahia – Brasil.

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Publicado

05-12-2024

Como Citar

Barbosa, K. (2024). (Sobre)Viver a Mobilidade: interações e significados. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(3), e399. https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.399