A História da Cultura e das Artes no sistema educativo e os seus impactos para a cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.393

Palavras-chave:

Educação, Arte, Mulheres, Inclusão, Cidadania

Resumo

Este artigo pretende analisar a situação da disciplina de História da Cultura e das Artes, concretamente a visibilidade das mulheres artistas nos documentos desta disciplina do ensino secundário, e os seus impactos para a inclusão e a cidadania em Portugal. Para este objetivo, analisámos os principais documentos emanados do Ministério da Educação: Lei de Bases do Sistema Educativo, o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (12.º ano) e as Aprendizagens Essenciais da disciplina de História da Cultura e das Artes. Debruçámo-nos, também sobre os manuais adotados pelo grupo disciplinar.   

Constatámos que nos dois manuais, do 10.º e 11.º anos, apenas foram retratadas 14 mulheres artistas, a maioria inseridas no período contemporâneo e no espaço geográfico europeu.

A partir das indagações, reflexões e críticas dos/as alunos/as sobre esta invisibilidade adotou-se uma prática docente que incluiu metodologias de investigação, sessões científicas com especialistas, realização de trabalhos que proporcionassem uma visão mais global da História da Cultura e das Artes, integrando mulheres artistas de todo o mundo. Finalizamos com o estado da arte sobre a visibilidade das mulheres nas artes.

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Biografias Autor

Virgínia Baptista, HTC-NOVA FCSH- CEF

Licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa, Mestre e Doutora em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE. É Professora de História e de História da Cultura e das Artes. É investigadora do HTC- História, Territórios e Comunidades, CEF. Tem-se dedicado a investigações na área da História das Mulheres e do Género, nomeadamente no trabalho, associativismo e na arte. Tem participado em congressos e conferências nacionais e internacionais, com livros, artigos e capítulos publicados. 

Paulo Marques Alves, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa

Licenciatura, mestrado e doutoramento em Sociologia, pelo ISCTE-IUL. É Professor Auxiliar do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. É investigador integrado do DINÂMIA’CET-Iscte. Tem participado em diversas investigações nacionais e internacionais, predominantemente sobre temas de sindicalismo, relações laborais e estudos de género. É autor de várias publicações e membro de diversas associações científicas, também integrando redes e sendo membro do conselho editorial de revistas científicas

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Fontes primárias

Aprendizagens Essenciais da disciplina de HCA, 10.º e 11.º anos, secundário, 2018 (revisão em 4/2/2022).

Legislação

Lei n.º 46/86 de 14 de outubro - Lei de Bases do Sistema Educativo

Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho - “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”

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Publicado

05-12-2024

Como Citar

Baptista, V., & Alves, P. M. (2024). A História da Cultura e das Artes no sistema educativo e os seus impactos para a cidadania . Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(3), e393. https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.393