Projetos de intervenção educativa na ESELx: dos problemas à problemática
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v13i2.375Palavras-chave:
Metodologia de Projeto, Problemática, Práxis, Formação de ProfessoresResumo
As Práticas de Ensino Supervisionadas desempenham um papel de grande relevância nos planos de estudo dos cursos de formação inicial de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa. Uma das linhas que orientam a práticas de iniciação profissional aponta para o recurso à Metodologia de Projeto na conceção, implementação e avaliação dos projetos de intervenção. Tendo sido identificadas fragilidades na fase da definição das problemáticas dos projetos de intervenção, que têm sido delineados nas unidades curriculares de Práticas de Ensino Supervisionadas I e II, este artigo propõe-se analisar o desempenho dos estudantes na definição das problemáticas que inscrevem nos seus projetos de intervenção. Metodologicamente, propomo-nos analisar os 60 projetos de intervenção submetidos no ano letivo de 2022/2023 no âmbito das duas Práticas de Ensino Supervisionadas do 1.º CEB, no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º CEB. Uma vez identificadas as diferentes problemáticas definidas procedemos à análise de conteúdo, mobilizando as referências teóricas previamente explicitadas. Os resultados alcançados apontam para a frágil consistência que se regista na definição das problemáticas, exigindo-se, à instituição formadora um maior empenho no processo formativo nesta matéria.
Palavras-chave: Metodologia de Projeto, Problemática, Práxis, Formação de Professores.
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