Pequenos leitores e grandes desafios no ensino fundamental i: contribuições teóricas para uma prática ressignificada

Autores

  • Adriana Morais de Sousa Baldoino UFTM Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Fani Miranda Tabak Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM https://orcid.org/0000-0002-5647-1077

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.312

Palavras-chave:

Texto literário, Recepção, Formação de leitores, Ressignificação de práticas

Resumo

O presente artigo discute questões relacionadas à recepção do texto literário por parte de leitores no Ensino Fundamental I, bem como os desafios presentes nesta etapa. Tais desafios muitas vezes requerem da escola uma alteração dos percursos traçados e das estratégias utilizadas visando a ressignificação das suas práticas. Considerando que algumas abordagens do texto literário em sala de aula muitas vezes prejudicam a interação, o diálogo da criança com o texto, consequentemente prejudicando o exercício da construção de sentidos para a leitura, este artigo discute ainda questões que contribuam com a elaboração de um  projeto de leitura viável que favoreça o ressignificar do trabalho com o texto literário e a recepção deste texto com leitores em formação. Sendo o texto literário espaço de interlocução, de diálogo, de troca de ideias faz-se necessária a superação de práticas que engessem o texto literário com propostas que fecham as múltiplas interpretações sugeridas por ele.

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Biografias Autor

Adriana Morais de Sousa Baldoino, UFTM Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora Associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, com ênfase nos estudos de gênero e historiografia, bem como pesquisas que envolvem o trato da educação literária para a formação de jovens leitores e reavaliação dos métodos e conteúdo do ensino literário na escola. Coordenou cursos de Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e atualmente é Coordenadora do Grupo de Pesquisa Leitura Literária e Formação de Leitores.

Fani Miranda Tabak, Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM

Professora Associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, com ênfase nos estudos de gênero e historiografia, bem como pesquisas que envolvem o trato da educação literária para a formação de jovens leitores e reavaliação dos métodos e conteúdo do ensino literário na escola. Coordenou cursos de Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e atualmente é Coordenadora do Grupo de Pesquisa Leitura Literária e Formação de Leitores.

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Publicado

28-09-2022

Como Citar

Baldoino, A. M. de S., & Tabak, F. M. (2022). Pequenos leitores e grandes desafios no ensino fundamental i: contribuições teóricas para uma prática ressignificada. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(2), 75–102. https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.312

Edição

Secção

Artigos