Projetos de intervenção educativa na ESELx: dos problemas à problemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v13i2.375

Palavras-chave:

Metodologia de Projeto, Problemática, Práxis, Formação de Professores

Resumo

As Práticas de Ensino Supervisionadas desempenham um papel de grande relevância nos planos de estudo dos cursos de formação inicial de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa. Uma das linhas que orientam a práticas de iniciação profissional aponta para o recurso à Metodologia de Projeto na conceção, implementação e avaliação dos projetos de intervenção. Tendo sido identificadas fragilidades na fase da definição das problemáticas dos projetos de intervenção, que têm sido delineados nas unidades curriculares de Práticas de Ensino Supervisionadas I e II, este artigo propõe-se analisar o desempenho dos estudantes na definição das problemáticas que inscrevem nos seus projetos de intervenção. Metodologicamente, propomo-nos analisar os 60 projetos de intervenção submetidos no ano letivo de 2022/2023 no âmbito das duas Práticas de Ensino Supervisionadas do 1.º CEB, no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º CEB. Uma vez identificadas as diferentes problemáticas definidas procedemos à análise de conteúdo, mobilizando as referências teóricas previamente explicitadas. Os resultados alcançados apontam para a frágil consistência que se regista na definição das problemáticas, exigindo-se, à instituição formadora um maior empenho no processo formativo nesta matéria.

Palavras-chave: Metodologia de Projeto, Problemática, Práxis, Formação de Professores.

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Biografias Autor

Alfredo Gomes Dias, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Licenciado em História, doutorado em Geografia Humana pela Universidade de Lisboa (2012) e em Educação pela Universidade Autónoma de Barcelona (2019). Investigador do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Professor- Adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Professor de disciplinas científicas no âmbito das metodologias de ensino do Estudo do Meio Social e da História e Geografia nos cursos de formação inicial de professores do Ensino Básico (6-12 anos).

Tiago Tempera, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Mestre em Educação Matemática e doutorado em Educação na área de especialidade de Formação de Professores e Supervisão pela Universidade de Lisboa. Investigador do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Professor-
Adjunto convidado da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Professor nos domínios científicos de Pedagogia e de Matemática nos cursos de formação inicial de professores do Ensino Básico (6-12 anos), e de Educação Pré-Escolar (0-6 anos). Tem desenvolvido trabalho de investigação e participado em projetos nacionais e internacionais na área de formação de professores, didática do 1.º CEB, educação inclusiva e desenvolvimento profissional.

Referências

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Publicado

21-09-2023

Como Citar

Dias, A. G., & Tempera, T. (2023). Projetos de intervenção educativa na ESELx: dos problemas à problemática. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 13(2), e375. https://doi.org/10.25757/invep.v13i2.375

Edição

Secção

Artigos