Pequenos leitores e grandes desafios no ensino fundamental i: contribuições teóricas para uma prática ressignificada
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.312Palavras-chave:
Texto literário, Recepção, Formação de leitores, Ressignificação de práticasResumo
O presente artigo discute questões relacionadas à recepção do texto literário por parte de leitores no Ensino Fundamental I, bem como os desafios presentes nesta etapa. Tais desafios muitas vezes requerem da escola uma alteração dos percursos traçados e das estratégias utilizadas visando a ressignificação das suas práticas. Considerando que algumas abordagens do texto literário em sala de aula muitas vezes prejudicam a interação, o diálogo da criança com o texto, consequentemente prejudicando o exercício da construção de sentidos para a leitura, este artigo discute ainda questões que contribuam com a elaboração de um projeto de leitura viável que favoreça o ressignificar do trabalho com o texto literário e a recepção deste texto com leitores em formação. Sendo o texto literário espaço de interlocução, de diálogo, de troca de ideias faz-se necessária a superação de práticas que engessem o texto literário com propostas que fecham as múltiplas interpretações sugeridas por ele.
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