Iniciação à ciência através da metodologia de trabalho de projeto – um contexto privilegiado para o desenvolvimento da linguagem no pré-escolar

Autores

  • Mercês Ramos Departamento de Educação em Matemática, Ciências e Tecnologia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Bianor Valente Departamento de Educação em Matemática, Ciências e Tecnologia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v1i2.59

Resumo

A aprendizagem da Ciência tem-se revelado difícil, nos diferentes níveis de ensino, como tem mostrado a inúmera investigação educacional que tem vindo a ser realizada desde a década de sessenta do séc. XX. A Linguagem científica constitui uma
(primeira) barreira para os aprendentes de Ciência. As dificuldades são de natureza diversa.
No presente artigo procuraremos mostrar como uma iniciação à Ciência, através da Metodologia de Trabalho de Projeto, pode constituir uma metodologia privilegiada por permitir não só a aquisição de significado para termos técnicos, como também a atribuição de novos significados a palavras da linguagem corrente e a utilização de conectores lógicos. Recorreremos a exemplos recolhidos de situações de estágios profissionais que acompanhámos.

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Publicado

01-10-2011

Como Citar

Ramos, M., & Valente, B. (2011). Iniciação à ciência através da metodologia de trabalho de projeto – um contexto privilegiado para o desenvolvimento da linguagem no pré-escolar. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 1(2), 3–17. https://doi.org/10.25757/invep.v1i2.59

Edição

Secção

Artigos