Iniciação à ciência através da metodologia de trabalho de projeto – um contexto privilegiado para o desenvolvimento da linguagem no pré-escolar
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v1i2.59Abstract
A aprendizagem da Ciência tem-se revelado difícil, nos diferentes níveis de ensino, como tem mostrado a inúmera investigação educacional que tem vindo a ser realizada desde a década de sessenta do séc. XX. A Linguagem científica constitui uma(primeira) barreira para os aprendentes de Ciência. As dificuldades são de natureza diversa.
No presente artigo procuraremos mostrar como uma iniciação à Ciência, através da Metodologia de Trabalho de Projeto, pode constituir uma metodologia privilegiada por permitir não só a aquisição de significado para termos técnicos, como também a atribuição de novos significados a palavras da linguagem corrente e a utilização de conectores lógicos. Recorreremos a exemplos recolhidos de situações de estágios profissionais que acompanhámos.
Downloads
References
Bell, B., & Freyberg, P. (1985). Language in the classroom of sciences. In R. Osborne, & P.
Freyberg (Eds.), Learning in science (29-40). London: Heinemann
Castro, L., & Ricardo, M. (2002). Gerir o trabalho de projeto. Lisboa: Texto Editora.
Driver, R., Asoko, H., Leach, J., Mortimer, E. & Scott, P. (1999). Construindo conhecimento
científico na sala de aula. Química Nova na Escola, 9, 31-40.
Evagorou, M., & Osborne, J. (2010, 2.ª ed.). The role of language in the learning and teaching
of science. In J. Osborne & J. Dillon (Eds.), Good practice in science teaching (135 -157). UK:
McGraw Hill, Open University Press.
Hopkins, K. (2010). Teaching how to learn in a what-to-learn culture. Canada: Jossey-Bass.
Katz, L., & Chard, S. (1997). A abordagem de projeto na educação de infância. Lisboa:
Fundação Calouste Gulbenkian.
Leite, E., Malpique, M., & Santos, M. (1989). Trabalho de projeto I – Aprendendo por projetos
centrados em problemas. Porto: Afrontamento.
Lemke, J.L. (1997). Aprender a hablar ciência: Lenguage, aprendizaje y valores. Madrid: Editora
Paidós.
Maskill, R. (1988). Logical language, natural strategies and the teaching of science.
International Journal of Science Education, 10, 485-495.
Oliveira, T., Freire, A., Carvalho, C., Azevedo, M., Freire, S., & Baptista, M. (2009).
Compreendendo a aprendizagem da linguagem científica na formação de professores de
ciências. Educar em Revista, 34, 19-33.
Pujol, R.M. (2003). Didáctica de las ciencias en la educación primaria. Madrid: Síntesis
Educación.
Sanmartí, N. (2002). Didáctica de las ciencias en la educacion secundaria obligatoria. Madrid:
Síntesis Educación.
Vasconcelos, T. (2006). Trabalho de projeto em educação de infância: limites e
possibilidades. In 3º Encontro de educadores de infância e professores de 1º Ciclo (41-48).
Porto: Areal Editores.
Vasconcelos, T. (Coord.). (2011). Trabalho por projetos na educação de Infância: Mapear
aprendizagens, integrar metodologias. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.
Wellington, J.J., & Osborne, J. (2001). Language and literacy in science education. Open
University Press.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles published or submitted to Da Investigação às Práticas are licensed according to Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Authors agree that:
Copyrights of all articles published are retained by authors with first publication copyright granted to the journal.
All articles are under the Creative Commons Attribution License recognizing the authorship of the publication and identifying that first publication took place in this journal.
Authors have the right to free distribute or make available in private or institutional pages the version published by Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional provided the original proper citation.
The journal only accepts articles not published previously (except in the form of an abstract or as part of academic thesis), that it is not under consideration for publication elsewhere. After published, the article cannot be published again partial or totally without the editorial board consent.