Iniciação à ciência através da metodologia de trabalho de projeto – um contexto privilegiado para o desenvolvimento da linguagem no pré-escolar

Authors

  • Mercês Ramos Departamento de Educação em Matemática, Ciências e Tecnologia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Bianor Valente Departamento de Educação em Matemática, Ciências e Tecnologia da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v1i2.59

Abstract

A aprendizagem da Ciência tem-se revelado difícil, nos diferentes níveis de ensino, como tem mostrado a inúmera investigação educacional que tem vindo a ser realizada desde a década de sessenta do séc. XX. A Linguagem científica constitui uma
(primeira) barreira para os aprendentes de Ciência. As dificuldades são de natureza diversa.
No presente artigo procuraremos mostrar como uma iniciação à Ciência, através da Metodologia de Trabalho de Projeto, pode constituir uma metodologia privilegiada por permitir não só a aquisição de significado para termos técnicos, como também a atribuição de novos significados a palavras da linguagem corrente e a utilização de conectores lógicos. Recorreremos a exemplos recolhidos de situações de estágios profissionais que acompanhámos.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Bell, B., & Freyberg, P. (1985). Language in the classroom of sciences. In R. Osborne, & P.

Freyberg (Eds.), Learning in science (29-40). London: Heinemann

Castro, L., & Ricardo, M. (2002). Gerir o trabalho de projeto. Lisboa: Texto Editora.

Driver, R., Asoko, H., Leach, J., Mortimer, E. & Scott, P. (1999). Construindo conhecimento

científico na sala de aula. Química Nova na Escola, 9, 31-40.

Evagorou, M., & Osborne, J. (2010, 2.ª ed.). The role of language in the learning and teaching

of science. In J. Osborne & J. Dillon (Eds.), Good practice in science teaching (135 -157). UK:

McGraw Hill, Open University Press.

Hopkins, K. (2010). Teaching how to learn in a what-to-learn culture. Canada: Jossey-Bass.

Katz, L., & Chard, S. (1997). A abordagem de projeto na educação de infância. Lisboa:

Fundação Calouste Gulbenkian.

Leite, E., Malpique, M., & Santos, M. (1989). Trabalho de projeto I – Aprendendo por projetos

centrados em problemas. Porto: Afrontamento.

Lemke, J.L. (1997). Aprender a hablar ciência: Lenguage, aprendizaje y valores. Madrid: Editora

Paidós.

Maskill, R. (1988). Logical language, natural strategies and the teaching of science.

International Journal of Science Education, 10, 485-495.

Oliveira, T., Freire, A., Carvalho, C., Azevedo, M., Freire, S., & Baptista, M. (2009).

Compreendendo a aprendizagem da linguagem científica na formação de professores de

ciências. Educar em Revista, 34, 19-33.

Pujol, R.M. (2003). Didáctica de las ciencias en la educación primaria. Madrid: Síntesis

Educación.

Sanmartí, N. (2002). Didáctica de las ciencias en la educacion secundaria obligatoria. Madrid:

Síntesis Educación.

Vasconcelos, T. (2006). Trabalho de projeto em educação de infância: limites e

possibilidades. In 3º Encontro de educadores de infância e professores de 1º Ciclo (41-48).

Porto: Areal Editores.

Vasconcelos, T. (Coord.). (2011). Trabalho por projetos na educação de Infância: Mapear

aprendizagens, integrar metodologias. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.

Wellington, J.J., & Osborne, J. (2001). Language and literacy in science education. Open

University Press.

Published

2011-10-01

How to Cite

Ramos, M., & Valente, B. (2011). Iniciação à ciência através da metodologia de trabalho de projeto – um contexto privilegiado para o desenvolvimento da linguagem no pré-escolar. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 1(2), 3–17. https://doi.org/10.25757/invep.v1i2.59

Issue

Section

Artigos