Inclusão escolar: o olhar e o papel dos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v15i1.427

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Paralisia cerebral, 1.º Ciclo do Ensino Básico, Dar voz às crianças, Papel dos alunos

Resumo

A presente investigação pretende contribuir para o corpo de conhecimento relativo às perspetivas dos atores educativos sobre inclusão, dando voz aos alunos. Adiciona-se, assim, a perspetiva da criança enquanto ser capaz de participar e pensar sobre inclusão, à dos profissionais de educação e pais já bastante estudadas. O estudo realizado procurou perceber o que pensam as crianças do 3.º ano de escolaridade de uma escola do ensino básico sobre a inclusão de um colega com Paralisia Cerebral (PC) a tempo integral e o papel que assumem no seu processo de inclusão. Participaram 23 alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) com Desenvolvimento Típico (DT) e um aluno com PC. Os dados recolhidos com recurso à observação não participante, a entrevistas semiestruturadas, a narrativas visuais, ao registo de incidentes críticos foram analisados com recurso à análise de conteúdo. Recorreu-se ainda à análise de redes sociais. Os resultados sugerem, por parte dos alunos com DT, uma visão muito concreta do que é inclusão. Para eles, TODOS têm o direito a aprender e a brincar juntos. Os pares desempenham um papel relevante neste processo ao facilitar e promover a participação do colega com PC nas diversas rotinas escolares. Relativamente ao aluno com PC, este sente-se acolhido e feliz na escola, apreciando particularmente os momentos de brincadeira.

 

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Biografias Autor

Marta Isabel Rosa Constantino, Agrupamento de Escolas Aqua Alba, Sintra

Professora licenciada em Ensino Básico – 1.º Ciclo, com Especialização em Educação Especial – Educadores, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico no ramo Problemas de Cognição. Mestre em Educação Especial na área de especialidade em Problemas de Cognição e Multideficiência. Exerce funções como docente do 1.º ciclo do Ensino Básico, em Escolas Públicas, desde 2000.

Clarisse Nunes, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa

Professora adjunta na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa (ESELx) desde 2006. Doutorada em Educação - área das Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação, desde 2013 e mestre em Ciências da Educação, na área de especialização em Educação Especial, desde 2003. Áreas de investigação: educação inclusiva, práticas educativas desenvolvidas junto de alunos com multideficiência, tecnologias de apoio para alunos com diversidade funcional, brincadeiras e crianças com diversidade funcional. É Membro do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED) de ESELx e Centro de Estudos em Educação e Inovação - CI&DEI.

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Publicado

15-04-2025

Como Citar

Rosa Constantino, M. I., & Nunes, C. (2025). Inclusão escolar: o olhar e o papel dos alunos. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 15(1), e427. https://doi.org/10.25757/invep.v15i1.427