Práticas de futuros professores de Matemática em um projeto do PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v15i1.423

Palavras-chave:

Aprendizagem, Colaboração, Educação matemática, Formação de professores

Resumo

Esta investigação tem como objetivo reconhecer práticas pedagógicas realizadas em um subprojeto do PIBID de Matemática entre os anos de 2012 e 2022. Para isso, foram analisados relatórios de atividades, planos de aula, portfólios e anais do evento institucional do PIBID da UNESPAR, relacionando-as aos sete elementos-chave de Ponte (2014), a saber: colaboração, suporte na prática, foco na aprendizagem dos alunos, integração de conteúdo e pedagogia, investigação de cunho profissional, mudança na cultura profissional, tecnologias e uso de recurso. A partir da análise das produções dos pibidianos, foi identificado que as principais práticas pedagógicas realizadas por eles foram apoiadas na colaboração, no contato com colegas universitários e profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior. Ademais, as tarefas realizadas no decorrer dos 10 anos se tratam, na maior parte, de tarefas investigativas, do uso de recursos tecnológicos e jogos. Destacam-se situações que priorizam tarefas inovadoras com foco na aprendizagem do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Eliandra Aparecida Portela Kmita, UNESPAR PRPGEM

Graduada em licenciatura em matemática pela Universidade Estadual do Paraná / Centro Universitário Internacional (2018-2021). Acadêmica de Ciências Contábeis (2020 até 2024). Acadêmica do curso de Pedagogia (2024- 2024). Mestra em Educação Matemática-PRPGEM-Universidade Estadual do Paraná (2022-2024). Brigadista socorrista voluntária. Certificado conferido em Inglês básico- Centro de línguas estrangeiras modernas -CELEM- SEED/PR. Certificado conferido em espanhol básico-Centro de línguas estrangeiras modernas-CELEM- SEED/PR. Certificado conferido no curso de capacitação, apoio e consultoria do " PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ" PBNP- Pela Universidade Estadual do Centro Oeste. Certificado conferido no curso Paraná Empreende mais. Participante do Grupo de Estudos sobre Prática e Tecnologia na Educação Matemática e Estatística GEPTEMatE. Intrutora da área de Gestão Senac Paraná (2022 até o presente momento). Supervisora de Aprendizagem Senac Paraná (2024 até o presente momento). Representante dos instrutores GT PAAR Senac UEPT 18 (2023 até o presente momento).

Maria Ivete Basniak, Unespar/PRPGEM

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2014), Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2009). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atuou na Educação Básica (Educação Infantil, Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio), na Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e formação continuada de professores em tecnologias na educação como coordenadora pedagógica da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação. Atualmente é Professora Associada do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática (PRPGEM). É líder do Grupo de Estudos sobre Prática e Tecnologia na Educação Matemática e Estatística ? GEPTEMatE. Tem experiência na área de Matemática Aplicada e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, tecnologias, políticas educacionais, ensino da matemática.

Referências

Abrantes, P. (1988, dezembro). Um (bom) problema (não) é (só) ... Educação e Matemática, Lisboa, n. 8, p. 1-10.

Basniak, M. I., & Estevam, E. J. G. (2017, setembro). O PIBID e o desenvolvimento da Scholarship da docência do professor de Matemática. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, n. 2, p. 602-617.

Boavida, A. M.; Ponte, J. P. Investigação colaborativa: potencialidades e problemas. In: GTI (Org.). (2002). Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002. p. 43-55.

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Acesso à informação secretarias PIBID - Apresentação. Brasília: Ministério da Educação. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/pibid#:~:text=PIBID%20%2D%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o&text=O%20objetivo%20%C3%A9%20antecipar%20o,os%20sistemas%20estaduais%20e%20municipais.

Franco, M. A. R. S. (2016, set./dez). Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247.

Gatti, B. A. (2013, dezembro). Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, Curitiba, n. 50, p. 51-67.

Lakatos, E. M. ; Marconi, M. A. (2003). Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Nóvoa, A. (2009). Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa.

Ponte, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In: GTI (Ed.). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM. p. 11-34.

Ponte, J. P. (2014). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Recuperado de: www.ie.ulisboa.pt.

Quintilhano, S. R.; Tondato, R.; Barreto, M. R. (2021). Aplicação da metodologia ativa rotação por estações na Engenharia: uma prática de ensino híbrido. Revista Transmutare, Curitiba, v. 6, e2111899, p. 1-22.

Silva, A. G. S.; Sousa, F. J. F.; Medeiros, J. L. (2020). Ensino de matemática: aspectos históricos. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, Vargem Grande Paulista, v. 8, p. e488985850.

Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. (2014). Relatório de Atividades Parcial do Programa de Iniciação à Docência – Unespar. União da Vitória: UNESPAR.

Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. (2016). Relatório de Atividades Parcial do Programa de Iniciação à Docência – Subprojeto de Matemática da Unespar. União da Vitória: UNESPAR.

Vale, I. (2002). Materiais manipuláveis. Apartado: Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Laboratório de Educação Matemática (LEM). Recuperado de: file:///C:/Users/halyn/Desktop/Materiais_Manipulaveis.pdf.

Velho, E. M. H.; Lara, I. C. M. (2011, novembro, 01). O Saber Matemático na Vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 3-30.

Downloads

Publicado

30-01-2025

Como Citar

Kmita, E. A. P., & Basniak, M. I. (2025). Práticas de futuros professores de Matemática em um projeto do PIBID. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 15(1), e423. https://doi.org/10.25757/invep.v15i1.423