Práticas de futuros professores de Matemática em um projeto do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v15i1.423Palavras-chave:
Aprendizagem, Colaboração, Educação matemática, Formação de professoresResumo
Esta investigação tem como objetivo reconhecer práticas pedagógicas realizadas em um subprojeto do PIBID de Matemática entre os anos de 2012 e 2022. Para isso, foram analisados relatórios de atividades, planos de aula, portfólios e anais do evento institucional do PIBID da UNESPAR, relacionando-as aos sete elementos-chave de Ponte (2014), a saber: colaboração, suporte na prática, foco na aprendizagem dos alunos, integração de conteúdo e pedagogia, investigação de cunho profissional, mudança na cultura profissional, tecnologias e uso de recurso. A partir da análise das produções dos pibidianos, foi identificado que as principais práticas pedagógicas realizadas por eles foram apoiadas na colaboração, no contato com colegas universitários e profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior. Ademais, as tarefas realizadas no decorrer dos 10 anos se tratam, na maior parte, de tarefas investigativas, do uso de recursos tecnológicos e jogos. Destacam-se situações que priorizam tarefas inovadoras com foco na aprendizagem do aluno.
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