Practices of future Mathematics teachers in a PIBID project

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v15i1.423

Keywords:

Learning, Collaboration, Mathematics education, Teacher training

Abstract

This research aims at recognizing pedagogical practices carried out in a PIBID Mathematics subproject between 2012 and 2022. Thereunto, activity reports, lesson plans, portfolios and proceedings of the institutional event of PIBID at UNESPAR were analyzed, relating them to the seven key elements of Ponte (2014), namely: collaboration, support in practice, focus on student learning, integration of content and pedagogy, professional research, change in professional culture, technologies and use of resources. From the analysis of the productions by former PIBID scholarship holders, it was identified that the main pedagogical practices carried out by them were supported by collaboration, contact with university colleagues and professionals from Basic Education and Higher Education. Furthermore, the tasks carried out over the course of the 10 years were, for the most part, investigative tasks, the use of technological resources and games. Situations that prioritize innovative tasks with a focus on student learning stand out.

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Author Biographies

Eliandra Aparecida Portela Kmita, UNESPAR PRPGEM

Graduada em licenciatura em matemática pela Universidade Estadual do Paraná / Centro Universitário Internacional (2018-2021). Acadêmica de Ciências Contábeis (2020 até 2024). Acadêmica do curso de Pedagogia (2024- 2024). Mestra em Educação Matemática-PRPGEM-Universidade Estadual do Paraná (2022-2024). Brigadista socorrista voluntária. Certificado conferido em Inglês básico- Centro de línguas estrangeiras modernas -CELEM- SEED/PR. Certificado conferido em espanhol básico-Centro de línguas estrangeiras modernas-CELEM- SEED/PR. Certificado conferido no curso de capacitação, apoio e consultoria do " PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ" PBNP- Pela Universidade Estadual do Centro Oeste. Certificado conferido no curso Paraná Empreende mais. Participante do Grupo de Estudos sobre Prática e Tecnologia na Educação Matemática e Estatística GEPTEMatE. Intrutora da área de Gestão Senac Paraná (2022 até o presente momento). Supervisora de Aprendizagem Senac Paraná (2024 até o presente momento). Representante dos instrutores GT PAAR Senac UEPT 18 (2023 até o presente momento).

Maria Ivete Basniak, Unespar/PRPGEM

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2014), Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2009). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atuou na Educação Básica (Educação Infantil, Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio), na Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e formação continuada de professores em tecnologias na educação como coordenadora pedagógica da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação. Atualmente é Professora Associada do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática (PRPGEM). É líder do Grupo de Estudos sobre Prática e Tecnologia na Educação Matemática e Estatística ? GEPTEMatE. Tem experiência na área de Matemática Aplicada e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, tecnologias, políticas educacionais, ensino da matemática.

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Published

2025-01-30

How to Cite

Kmita, E. A. P., & Basniak, M. I. (2025). Practices of future Mathematics teachers in a PIBID project. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 15(1), e423. https://doi.org/10.25757/invep.v15i1.423