A Multiplicidade da Arte Contemporânea: Explorando o Artivismo, a Arte Participativa e a Mediação

Autores

  • Leonardo Charréu Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa / CIEBA- Centro de investigação e Estudos em Belas Artes https://orcid.org/0000-0002-6761-6964

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.366

Palavras-chave:

Arte Contemporânea, Arte Participativa, Mediação, Artivismo

Resumo

Propõe-se neste texto discutir algumas dimensões da arte contemporânea e a forma como de desmultiplica numa profusa constelação de “ismos”, particularmente, no período do século XX que se abre a seguir ao término da segunda guerra mundial, atingindo cerca de 21 movimentos artísticos na década sessenta.

Assistimos ainda nesta importante década do século passado à génese do artivismo, uma nova prática e atitude dos criadores que vai ter um impacto crescente até à contemporaneidade. Surgem os conceitos de arte participativa, de escultura social e de estética relacional, num complexo processo de desmaterialização da arte que a desloca dos seus espaços expositivos tradicionais para a rua e para o seu uso em contextos sociais e de interação humana mais alargados. A arte-objeto começa a perder relevância a favor da arte-ideia o que obriga a repensar também novas formas de trabalhar conceitos fundamentais na mediação.

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Biografia Autor

Leonardo Charréu, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa / CIEBA- Centro de investigação e Estudos em Belas Artes

Docente no Departamento de Formação e Investigação em Artes e Design na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal. É licenciado em Belas Artes pela Universidade do porto (1990) e é mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (1995). Possui o Doutoramento em Belas Artes, (2004) pela Universidade de Barcelona, Espanha. É membro investigador integrado no CIEBA (Centro de Estudos e Investigação em Belas Artes) onde coordena o Grupo de Educação Artística e membro colaborador no CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais).  A educação artística, a pedagogia cultural, as artes visuais e a cultura visual, os novos ambientes de aprendizagem, assim como o desenho e a ilustração científica, encontram-se entre os seus principais interesses de investigação.

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Publicado

05-12-2024

Como Citar

Charréu, L. (2024). A Multiplicidade da Arte Contemporânea: Explorando o Artivismo, a Arte Participativa e a Mediação. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(3), e366. https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.366