A leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual

Autores

  • Luísa Gomes St. Julian´ s School – Colégio Inglês de São Julião https://orcid.org/0000-0002-1629-2226
  • Isabel Madureira Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.322

Palavras-chave:

Autonomia pessoal e social, Educação Inclusiva, Leitura funcional

Resumo

No presente estudo procurou-se compreender como se processa o ensino-aprendizagem de alunos com Perturbação de Desenvolvimento Intelectual  (PDI), em particular conhecer as conceções e as práticas pedagógicas que os docentes desenvolvem, no sentido de promover competências leitoras e de autonomia facilitadoras da integração na vida ativa.

Enquadrando-se num paradigma interpretativo, o estudo de caso realizado privilegiou como técnicas de recolha de dados a pesquisa documental e a realização de entrevistas e de observações naturalistas.

Em termos gerais, os resultados mais significativos sublinham a importância do professor de educação especial (PEE) na intervenção e inclusão de alunos com PDI, a necessidade de maior colaboração entre docentes e técnicos e a relação evidente entre a leitura funcional e o desenvolvimento da autonomia pessoal e social.

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Biografias Autor

Luísa Gomes, St. Julian´ s School – Colégio Inglês de São Julião

Professora licenciada em Ensino Básico - 1º Ciclo, com Especialização em Educação Especial – Ramo Problemas de Cognição. Mestre em Educação Especial na área e especialização: Problemas de Cognição e Multideficiência. Exerce funções docentes, em escolas públicas, desde 1998. Atualmente, encontra-se a coordenar o 1º ciclo do currículo bilingue, num estabelecimento de ensino particular.

Isabel Madureira, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Membro do Departamento de Formação e Investigação em Educação e Desenvolvimento. Doutorada em Educação na área da Formação de Professores, exerce funções docentes na ESELX no âmbito da Formação Especializada em Educação Especial e da Formação Inicial de Professores.

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Publicado

28-03-2023

Como Citar

Gomes, L., & Madureira, I. (2023). A leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 13(1), 144–178. https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.322

Edição

Secção

Artigos