TV Extensão: Metodologias participativas e educação pelo trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.320

Palavras-chave:

Extensão, Audiovisual, Oficina, Metodologia

Resumo

O projeto TV Extensão tem como objetivos divulgar e integrar as diferentes experiências e ações de extensão e cultura na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), criar uma programação contínua que tenha como conteúdo programas, entrevistas, dicas culturais e formativas produzidas pela extensão da Universidade, desenvolver conteúdo para armazenar nas redes sociais e criar oficinas de formação abertas ao público interno e externo. O projeto tem como pressupostos teóricos os conceitos de politecnia (SAVIANI, 2007), tradução intersemiótica (PLAZA, 2003) e interdisciplinaridade.

Até o momento, foram realizadas quatro oficinas ao longo de 2020 e 2021. A preparação e realização destas oficinas foram feitas a partir dos conceitos do GEM acerca da ideia de oficina criativa (MAIA, 2020). Além das oficinas, foram criadas redes sociais do projeto para que houvesse a publicação e divulgação de outros projetos da Faculdade. O objetivo é o de aumentar a divulgação da extensão não só na Universidade, mas também fora dela, visto que há escassez acerca do entendimento da palavra extensão e de sua importância.

O projeto tem como objetivos a criação de novas oficinas interdisciplinares dentro e fora da Universidade; o aumento da produção de materiais próprios, com as oficinas e entrevistas produzidas pelo projeto; e a publicação de mais vídeos. Com isso, espera-se que a extensão possa ser compartilhada e divulgada por toda a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Milene Bandeira Almeida, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Letras Português/Inglês pela UFRJ - Universidade Federal do Rio
de Janeiro. Graduanda em Formação Pedagógica em Letras - Inglês pela
Uniasselvi.

Bernardo Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor adjunto da Faculdade de Educação da UFRJ, pesquisador, crítico de música e cinema, produtor. Possui Graduação em Filosofia pelo IFCS/UFRJ, Mestrado e doutorado em Filosofia pela PUC-RIO. Realizou Doutorado-sanduíche em Brown University e Pós-doutorado no IFCS/UFRJ, ambos explorando as relações entre cultura e política na obra de Nietzsche. Participa como colaborador do GEM - Grupo de Educação Multimídia (Letras/UFRJ), do LISE - Laboratório do Imaginário Social e Educação (Educação/UFRJ) e do NFC- Núcleo de Filosofias da Diferença (IFCS/UFRJ). É produtor do selo musical QTV Selo. Co-produziu os filmes Noite e Sutis Interferências, de Paula Maria Gáitan. Publicou Tom Zé — Estudando o Samba (Editora Cobogó) em dezembro de 2014 e Deixa Queimar (Editora Numa) em novembro de 2021

Referências

ALVES, Castro. O Navio Negreiro. Disponível em: <http://dominiopublico.gov.br/downloadtexto/bv000068.pdf>. Acesso em 20 Dez. 2021

ALENCAR, A. M; MORAES, A. L. (2005 junho/dezembro) O OULIPO e as oficinas de escrita. Revista Terceira Margem, Ano IX, nº 13, p. 9 -28.

BARBARO, Umberto (1965). Argumento. In: Elementos de Estética Cinematográfica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.

CÂNDIDO, Antônio (2004). Recortes. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul.

FAROCKI, Harun (2017). Instrumentalização do Pensamento. In: O Trabalho com as Imagens. Fortaleza: Centro de Narrativas Audiovisuais.

GULLAR, F. (2008). Muitas Vozes. In: Poesia Completa... RJ: Nova Aguilar.

JAKOBSON, R. (2010). Aspectos Linguísticos da Tradução. In: Linguística e Comunicação. Trad. Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. 22ª ed. SP: Cutrix.

MAIA, P (2020 setembro/dezembro). Travessias: Palavra-Imagem. Revista Terceira Margem, v. 24, n. 44, p. 32-49.

PLAZA, Julio (1987). Tradução intersemiótica. São Paulo: Editora Perspectiva.

SAVIANI, Dermeval (2007 janeiro/abril. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34.

Downloads

Publicado

28-03-2023

Como Citar

Almeida, M. B., & Oliveira, B. (2023). TV Extensão: Metodologias participativas e educação pelo trabalho. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 13(1), 50–74. https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.320

Edição

Secção

Artigos