TV Extensão: Metodologias participativas e educação pelo trabalho
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.320Palavras-chave:
Extensão, Audiovisual, Oficina, MetodologiaResumo
O projeto TV Extensão tem como objetivos divulgar e integrar as diferentes experiências e ações de extensão e cultura na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), criar uma programação contínua que tenha como conteúdo programas, entrevistas, dicas culturais e formativas produzidas pela extensão da Universidade, desenvolver conteúdo para armazenar nas redes sociais e criar oficinas de formação abertas ao público interno e externo. O projeto tem como pressupostos teóricos os conceitos de politecnia (SAVIANI, 2007), tradução intersemiótica (PLAZA, 2003) e interdisciplinaridade.
Até o momento, foram realizadas quatro oficinas ao longo de 2020 e 2021. A preparação e realização destas oficinas foram feitas a partir dos conceitos do GEM acerca da ideia de oficina criativa (MAIA, 2020). Além das oficinas, foram criadas redes sociais do projeto para que houvesse a publicação e divulgação de outros projetos da Faculdade. O objetivo é o de aumentar a divulgação da extensão não só na Universidade, mas também fora dela, visto que há escassez acerca do entendimento da palavra extensão e de sua importância.
O projeto tem como objetivos a criação de novas oficinas interdisciplinares dentro e fora da Universidade; o aumento da produção de materiais próprios, com as oficinas e entrevistas produzidas pelo projeto; e a publicação de mais vídeos. Com isso, espera-se que a extensão possa ser compartilhada e divulgada por toda a comunidade.
Downloads
Referências
ALVES, Castro. O Navio Negreiro. Disponível em: <http://dominiopublico.gov.br/downloadtexto/bv000068.pdf>. Acesso em 20 Dez. 2021
ALENCAR, A. M; MORAES, A. L. (2005 junho/dezembro) O OULIPO e as oficinas de escrita. Revista Terceira Margem, Ano IX, nº 13, p. 9 -28.
BARBARO, Umberto (1965). Argumento. In: Elementos de Estética Cinematográfica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.
CÂNDIDO, Antônio (2004). Recortes. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul.
FAROCKI, Harun (2017). Instrumentalização do Pensamento. In: O Trabalho com as Imagens. Fortaleza: Centro de Narrativas Audiovisuais.
GULLAR, F. (2008). Muitas Vozes. In: Poesia Completa... RJ: Nova Aguilar.
JAKOBSON, R. (2010). Aspectos Linguísticos da Tradução. In: Linguística e Comunicação. Trad. Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. 22ª ed. SP: Cutrix.
MAIA, P (2020 setembro/dezembro). Travessias: Palavra-Imagem. Revista Terceira Margem, v. 24, n. 44, p. 32-49.
PLAZA, Julio (1987). Tradução intersemiótica. São Paulo: Editora Perspectiva.
SAVIANI, Dermeval (2007 janeiro/abril. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Milene Bandeira Almeida Milene, Bernardo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os artigos da revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional estão licenciados conforme Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0) Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional sem custos em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicado (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), submetidos ou sejam submetidos durante o processo editorial a outras revistas ou publicações. Após publicado o artigo não pode ser submetido a outra revista ou publicação parcial ou totalmente sem autorização da coordenação editorial da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional.