Educação Artística: Processos e Desafios de Cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.317

Palavras-chave:

Educação artística, Formação de Educadores, Processo Criativo, Cidadania, Art Thinking

Resumo

O presente artigo incide sobre princípios, processos e práticas de educação artística e estética, desenvolvidos na Unidade Curricular (UC) de Artes Plásticas II, do 2º ano da Licenciatura em Educação Básica, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa.

Na formação de agentes capacitados para a intervenção em âmbitos da ação educativa, em contextos formais e não formais, despertar o futuro agente educativo para o potencial transformador da educação artística e estética (seja este em termos culturais, sociais, ambientais...), tem-se constituído como um objetivo do grupo interdisciplinar de docentes (das ciências da arte, da educação artística, do design e das ciências da educação) responsáveis pela UC.

Neste sentido, fazer compreender processos criativos e artísticos como processos investigativos e a suas práticas como socialmente construídas, integradoras e transformadoras do indivíduo e consequentemente do tecido social, interrelacionando a escola, a sociedade e a arte, tem sido nossa preocupação recorrente. 

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Biografias Autor

Sandra Antunes, Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa

Sandra Antunes é licenciada em Artes Plásticas - Pintura, mestre em Teorias da Arte, pós-graduada em Ciências da Educação e em Design de Produção Industrial e doutorada em Design. Professora do grupo de Artes Visuais desde 1998, leciona atualmente no domínio de Artes Visuais Tecnologias e Multimédia, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa (ESELx). Tem investigação publicada a respeito do Desenho e da concepção de Corpo no âmbito do pensamento ontológico da Contra-Reforma na Península Ibérica; no campo da História do Design em Portugal; na ESELx desenvolve pesquisa, com colegas de trabalho, sobre metodologias de ensino e de investigação na Educação Artística, nas Artes Visuais e no Design. 

Joana Ferreira, Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa

Joana Ferreira é licenciada em Design, mestre em Design industrial e especialista em Design. Professora profissionalizada do grupo 600 – Artes Visuais (3º ciclo e secundário) desde 2007. Leciona atualmente no curso de Artes Visuais Tecnologias e no curso de Educação Básica, na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa (ESELx), bem como no ensino básico. Tem publicações na área do design e educação artística.

 

Joana Matos , Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa

Joana Matos é licenciada e mestre na área de Professores de Educação Visual e Tecnológica e doutorada em Belas-Artes, especialidade Ciências da Arte. Professora do grupo 110 (1º ciclo) e 240 (Educação Visual e Tecnológica) desde 2008, leciona atualmente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. Tem publicações na área da Educação Artística baseada nas suas práticas enquanto docente e participa em diversos projetos de investigação que envolvem diferentes áreas do saber.

Referências

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Publicado

28-03-2023

Como Citar

Antunes, S., Ferreira, J. ., & Matos , J. . (2023). Educação Artística: Processos e Desafios de Cidadania. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 13(1), 75–96. https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.317

Edição

Secção

Artigos