Mapeamento do ensino do português na educação superior no Mercosul

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DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.231

Resumo

O artigo objetivou mapear o ensino do Português Língua Estrangeira (PLE) nas universidades públicas e particulares nos países fundadores do Mercado Comum do Sul - Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai). Para tanto, investigamos todos os websites das universidades do Bloco, realizamos revisão bibliográfica e documental (leis e estatutos universitários), identificamos as graduações que ofertam a Língua Portuguesa (LP), bem como analisamos a grade curricular de cursos a fim de conhecer a carga horaria letiva dedicada a esse idioma. Constatamos que num total de 161 universidades, apenas  43 lecionam o idioma português numa graduação específica ou como unidade curricular, também nos certificamos que o país que tem mais se empenhado na difusão do ensino da LP é a Argentina, ainda que timidamente,  e a maioria das graduações que ofertam o português são da área econômica, turística e jornalística.

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Publicado

24-03-2021

Como Citar

Bezerra Ferreira, J. G. (2021). Mapeamento do ensino do português na educação superior no Mercosul. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 11(1), 150–170. https://doi.org/10.25757/invep.v11i1.231

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