Prévention de la violence dans le contexte de l’éducation préscolaire : l’apport des expressions artistiques

Auteurs-es

  • Maria José D. VALORIZA - Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos, Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal https://orcid.org/0000-0001-9517-7703
  • Susana Maia Porto Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1182-5692
  • Andreia Baptista Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
  • Carmén Pirlé Agrupamento de Escolas José Régio, Portalegre, Portugal

DOI :

https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.378

Mots-clés :

Prévention de la violence, Enfants d'âge préscolaire, Compétences socio-émotionnelles, Éducation artistique

Résumé

Cet article décrit des activités réalisées dans le cadre du stage curriculaire de pratique supervisée de l'éducation préscolaire, dont les principaux objectifs étaient de prévenir les comportements agressifs et de favoriser des comportements positifs dans les relations interpersonnelles d'un groupe de 19 enfants âgés entre 3 et 6 ans, en articulation avec des activités pédagogiques dans le domaine de l'expression et de la communication (langue orale, musique, théâtre et arts visuels). La prévalence de l'intimidation dans les écoles primaires et secondaires a été mise en évidence dans plusieurs études, c'est pourquoi des activités visant à prévenir la violence en bas âge, adaptées au niveau de développement des enfants et articulées avec la formation personnelle et sociale visée les Lignes Directrices du Programme D’études pour l’Éducation Préscolaire, sont pertinent et extrêmement important. La méthodologie utilisée était la recherche-action, utilisant l'observation participante et l'enregistrement de notes de terrain avec les commentaires des enfants. Les résultats ont révélé que les activités développées contribuaient à fournir des ressources aux enfants pour faire face aux émotions négatives et prévenir les comportements agressifs.

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Bibliographies de l'auteur-e

Maria José D., VALORIZA - Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos, Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Maria José D. Martins, é professora coordenadora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS-IPP); é licenciada em Psicologia, mestre em Ciências da Educação, e tem o grau de doutor em Psicopedagogia pela Universidade da Extremadura, Espanha, e o pós-doutoramento em Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa; é membro integrado do Centro de Investigação para a Valorização Recursos Endógenos (VALORIZA) do IPP e colaboradora da Unidade de Investigação em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Coordena o mestrado em Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco na ESECS-IPP. Os seus interesses de investigação e publicações têm incidido sobre temas como o bullying e cyberbullying, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, inclusão, educação para a cidadania, educação e desenvolvimento sociomoral e emocional.

Susana Maia Porto , Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Susana Maia Porto, professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS-IPP). É licenciada em Ciências Musicais, pela Universidade Nova de Lisboa, mestre em Educação Musical pela University of Surrey Roehampton (Londres) e doutora em Didática/Música pela Universidad de Extremadura (Cáceres). Coordena o curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar na ESECS-IPP. Os seus interesses de investigação assentam na educação musical/educação artística, em particular na educação musical da criança e musicologia.

Andreia Baptista , Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Mestre em Educação Pré-Escolar pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS-IPP), formação que concluiu em 2023. Iniciou funções como Educadora de Infância no Centro Social e Jardim Infantil de São Cristóvão em Portalegre, mas atualmente encontra-se em serviço na Creche do Lar de Terceira Idade de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas.

Carmén Pirlé, Agrupamento de Escolas José Régio, Portalegre, Portugal

Educadora de infância no Agrupamento de Escolas José Régio e cooperante na orientação de estágios de estudantes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS-IPP). Atualmente, exerce funções de Presidente na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Portalegre, a meio tempo.

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Publié-e

2024-11-25

Comment citer

Maria José D., Porto , S. M., Baptista , A., & Pirlé, C. (2024). Prévention de la violence dans le contexte de l’éducation préscolaire : l’apport des expressions artistiques . Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(3), e378. https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.378