Prevención de la violencia en el contexto de la educación preescolar: al aporte de las expresiones artísticas

Autores/as

  • Maria José D. Martins VALORIZA - Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos, Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal https://orcid.org/0000-0001-9517-7703
  • Susana Maia Porto Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1182-5692
  • Andreia Baptista Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
  • Carmén Pirlé Agrupamento de Escolas José Régio, Portalegre, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.378

Palabras clave:

Prevención de la violencia, Preescolares, Habilidades socioemocionales, Educación artística

Resumen

Este artículo describe actividades realizadas en el ámbito de la práctica supervisada en el contexto de la educación preescolar, cuyos objetivos principales fueron prevenir conductas agresivas y promover conductas positivas en las relaciones interpersonales de un grupo de 19 niños con edades comprendidas entre 3 y 7 años, en articulación con actividades pedagógicas en el área de expresión y comunicación (lenguaje oral, música, juego dramático y artes visuales). La prevalencia del bullying en escuelas primarias y secundarias ha sido evidenciada en varios estudios, por lo que es de extrema relevancia que se realizan actividades dirigidas a la prevención de la violencia en edades tempranas, adecuadas al nivel de desarrollo de los niños y articuladas con la formación personal y social a que se refiere las Directices Curriculares para la Educación Preescolar (OCEPE). La metodología utilizada fue la investigación-acción, utilizando la observación participante y el registro de notas de campo con los comentarios de los niños. Los resultados revelaron que las actividades desarrolladas contribuyeron a ofrecer recursos a los niños para enfrentar las emociones negativas y prevenir conductas agresivas.

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Biografía del autor/a

Maria José D. Martins, VALORIZA - Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos, Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Maria José D. Martins, é professora coordenadora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS-IPP); é licenciada em Psicologia, mestre em Ciências da Educação, e tem o grau de doutor em Psicopedagogia pela Universidade da Extremadura, Espanha, e o pós-doutoramento em Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa; é membro integrado do Centro de Investigação para a Valorização Recursos Endógenos (VALORIZA) do IPP e colaboradora da Unidade de Investigação em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Coordena o mestrado em Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco na ESECS-IPP. Os seus interesses de investigação e publicações têm incidido sobre temas como o bullying e cyberbullying, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, inclusão, educação para a cidadania, educação e desenvolvimento sociomoral e emocional.

Susana Maia Porto , Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Susana Maia Porto, professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS-IPP). É licenciada em Ciências Musicais, pela Universidade Nova de Lisboa, mestre em Educação Musical pela University of Surrey Roehampton (Londres) e doutora em Didática/Música pela Universidad de Extremadura (Cáceres). Coordena o curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar na ESECS-IPP. Os seus interesses de investigação assentam na educação musical/educação artística, em particular na educação musical da criança e musicologia.

Andreia Baptista , Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Mestre em Educação Pré-Escolar pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS-IPP), formação que concluiu em 2023. Iniciou funções como Educadora de Infância no Centro Social e Jardim Infantil de São Cristóvão em Portalegre, mas atualmente encontra-se em serviço na Creche do Lar de Terceira Idade de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas.

Carmén Pirlé, Agrupamento de Escolas José Régio, Portalegre, Portugal

Educadora de infância no Agrupamento de Escolas José Régio e cooperante na orientação de estágios de estudantes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS-IPP). Atualmente, exerce funções de Presidente na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Portalegre, a meio tempo.

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Publicado

2024-11-25

Cómo citar

Martins, M. J. D., Porto , S. M., Baptista , A., & Pirlé, C. (2024). Prevención de la violencia en el contexto de la educación preescolar: al aporte de las expresiones artísticas. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(3), e378. https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.378