Le Projet musical "A l'AFID, je suis heureux": Écouter la voix des personnes handicapées

Auteurs-es

  • Inês Cardoso Lindeza Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
  • Ana Isabel Pereira CESEM, NOVA FCSH https://orcid.org/0000-0002-4218-1028
  • Ana Gama Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | CIED https://orcid.org/0000-0002-0647-9820
  • Abel Arez Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | CESEM, NOVA FCSH

DOI :

https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.332

Mots-clés :

Musique dans la communauté, Personnes handicapées, Art participatif

Résumé

Dans le cadre de Musique dans la Communauté, les projets d'intervention doivent être un moteur de développement personnel et de changement social, impliquant la "fabrication" de la musique de manière collaborative par des actes de co-création entre le facilitateur et les participants. Au Portugal, les projets de ce type sont encore peu connus. Cet article vise à présenter le processus développé dans le cadre d'un projet musical avec des personnes handicapées et à analyser comment la voix des participants a été entendue. Le projet "A l'AFID je suis heureux !" a été mis en œuvre entre le 5 novembre 2020 et le 27 mai 2021 à la Fondation AFID Différence, créée par l'Association nationale des familles pour l'intégration des personnes handicapées (AFID). Le cadre conceptuel de la méthodologie de projet a été utilisé pour concevoir et mettre en œuvre cette intervention. Le processus a abouti à la présentation de trois objets artistiques: un CD avec des créations musicales originales, un spectacle et une installation visuelle. Tout au long de ce projet, l'importance de l'écoute et de l'intervention active de tous les agents est devenue évidente. Il est urgent de diffuser et de réfléchir au rôle de ce type de projet afin que les processus de transformation puissent avoir lieu dans davantage de communautés et être significatifs en termes de bien-être maximal des personnes.

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Bibliographies de l'auteur-e

Inês Cardoso Lindeza, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Natural do Fundão, Inês Cardoso Lindeza é Licenciada em Música na Comunidade pela Escola Superior de Educação de Lisboa e pela Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa. Atualmente frequenta a Pós-Graduação em 'Música na Infância: Intervenção e Investigação', na NOVA FCSH.

Ana Isabel Pereira, CESEM, NOVA FCSH

Nascida em Lisboa, Ana Isabel Pereira é doutorada em Ciências Musicais, na especialidade de Ensino e Psicologia da Música, pela Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH). Em 2021, assume a coordenação do Grupo de Educação e Desenvolvimento Humano do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da NOVA FCSH. É co-coordenadora da Pós-graduação em 'Música na Infância: Intervenção e Investigação' nessa instituição desde 2020. Concluiu o Mestrado em Ensino de Música no Ensino Básico na NOVA FCSH (em 2014). Fez parte do primeiro ciclo de estudos da Licenciatura em Música na Comunidade na Escola Superior de Educação de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa, onde é Professora Assistente Convidada desde 2015. Os seus principais interesses de investigação incluem o estudo da aprendizagem e desenvolvimento musical ao longo da vida, bem como a avaliação do desempenho vocal em crianças.

Ana Gama, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | CIED

Doutorada em Educação (com especialização em Administração e Política Educacional). Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Lisboa no domínio da Sociologia da Educação. Tem integrado vários projetos científicos como investigadora e é autora e co-autora de publicações científicas nacionais e internacionais nas áreas da educação, análise de políticas públicas, animação sociocultural, seniores, música na comunidade, violência no namoro no contexto de instituições do ensino superior. Também é referee em duas revistas científicas nacionais, de que se destacam as revistas INTERACÇÕES e Medi@ções. Perita externa no Agrupamento de Escolas TEIP Visconde Juromenha desde 2020.

Abel Arez, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | CESEM, NOVA FCSH

É Professor Adjunto da Escola Superior de Educação de Lisboa, onde preside ao Departamento de Formação e Investigação em Artes e Design e coordena a Licenciatura em Música na Comunidade desenvolvida em conjunto com a Escola Superior de Música de Lisboa. No âmbito dessas funções, tem desenvolvido trabalho na formação e acompanhamento de práticas de Músicos na Comunidade, Animadores Socioculturais e Mediadores Artísticos e Culturais. Obteve, em 2018, o título de Especialista em Música na Comunidade. No âmbito da música comunitária, liderou diversos projetos entre os quais se destacam a criação dos espetáculos comunitários “m’àgua” (com a população de Mértola) e “Amanhã temos bom dia” (com músicos do Seixal).

Références

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Publié-e

2022-09-28

Comment citer

Lindeza, I. C., Pereira, A. I. ., Gama, A., & Arez, A. (2022). Le Projet musical "A l’AFID, je suis heureux": Écouter la voix des personnes handicapées. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(2), 192–213. https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.332

Numéro

Rubrique

Artigos