The Musical Project "I am happy at AFID": Listening to the voice of people with disabilities

Authors

  • Inês Cardoso Lindeza Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
  • Ana Isabel Pereira CESEM, NOVA FCSH https://orcid.org/0000-0002-4218-1028
  • Ana Gama Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | CIED https://orcid.org/0000-0002-0647-9820
  • Abel Arez Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | CESEM, NOVA FCSH

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.332

Keywords:

Music Community, People with disabilities, Participatory art

Abstract

In the context of Community Music, intervention projects should be a driver for personal development and social change, involving collaborative music-making through acts of co-creation between the facilitator and participants. In Portugal, projects of this kind are still little known. This article aims to present the process developed in a musical project with people with disabilities, and to analyze how the voice of the participants was heard. The project "I am Happy at AFID!" was implemented between November 5, 2020, and May 27, 2021, at the AFID Difference Foundation, created by the National Association of Families for the Integration of Disabled People (AFID). The conceptual framework of the Project Methodology was adopted to design and implement this intervention. The process culminated in the presentation of three artistic objects: a CD with original musical creations, a musical performance, and a visual installation. Throughout this project, the importance of listening and the active intervention of all agents became evident. It is urgent to disseminate and reflect on the role of this type of project, so that transformation processes can take place in more communities and be significant in terms of people's maximum well-being.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Inês Cardoso Lindeza, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Natural do Fundão, Inês Cardoso Lindeza é Licenciada em Música na Comunidade pela Escola Superior de Educação de Lisboa e pela Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa. Atualmente frequenta a Pós-Graduação em 'Música na Infância: Intervenção e Investigação', na NOVA FCSH.

Ana Isabel Pereira, CESEM, NOVA FCSH

Nascida em Lisboa, Ana Isabel Pereira é doutorada em Ciências Musicais, na especialidade de Ensino e Psicologia da Música, pela Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH). Em 2021, assume a coordenação do Grupo de Educação e Desenvolvimento Humano do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da NOVA FCSH. É co-coordenadora da Pós-graduação em 'Música na Infância: Intervenção e Investigação' nessa instituição desde 2020. Concluiu o Mestrado em Ensino de Música no Ensino Básico na NOVA FCSH (em 2014). Fez parte do primeiro ciclo de estudos da Licenciatura em Música na Comunidade na Escola Superior de Educação de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa, onde é Professora Assistente Convidada desde 2015. Os seus principais interesses de investigação incluem o estudo da aprendizagem e desenvolvimento musical ao longo da vida, bem como a avaliação do desempenho vocal em crianças.

Ana Gama, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | CIED

Doutorada em Educação (com especialização em Administração e Política Educacional). Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Lisboa no domínio da Sociologia da Educação. Tem integrado vários projetos científicos como investigadora e é autora e co-autora de publicações científicas nacionais e internacionais nas áreas da educação, análise de políticas públicas, animação sociocultural, seniores, música na comunidade, violência no namoro no contexto de instituições do ensino superior. Também é referee em duas revistas científicas nacionais, de que se destacam as revistas INTERACÇÕES e Medi@ções. Perita externa no Agrupamento de Escolas TEIP Visconde Juromenha desde 2020.

Abel Arez, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | CESEM, NOVA FCSH

É Professor Adjunto da Escola Superior de Educação de Lisboa, onde preside ao Departamento de Formação e Investigação em Artes e Design e coordena a Licenciatura em Música na Comunidade desenvolvida em conjunto com a Escola Superior de Música de Lisboa. No âmbito dessas funções, tem desenvolvido trabalho na formação e acompanhamento de práticas de Músicos na Comunidade, Animadores Socioculturais e Mediadores Artísticos e Culturais. Obteve, em 2018, o título de Especialista em Música na Comunidade. No âmbito da música comunitária, liderou diversos projetos entre os quais se destacam a criação dos espetáculos comunitários “m’àgua” (com a população de Mértola) e “Amanhã temos bom dia” (com músicos do Seixal).

References

Afonso, N. (2005). Investigação Naturalista em Educação – um guia prático e crítico. Edições ASA

Arez, A., Marques, M., Moreira, P., Gama, A., Garcia, C., Santos, A., & Gaspar, S. (2021). Linha-D'água. Relato de uma criação artística participativa com o grupo de teatro terapêutico do centro hospitalar psiquiátrico de lisboa. In J. Sousa, M. J. Santos, L. G. Magueta, M. S. P. Lopes, & L. Brites (Coord.), Emoções, artes e intervenção: perspetivas multidisciplinares (pp. 13-24). Almedina

Carmo, H. (2007). Desenvolvimento comunitário. Universidade Aberta

Guerra, I. (2002). Fundamentos e Processos de Uma Sociologia de Ação. Principia

Higgins, L. (2010). Representação de prática: música na comunidade e pesquisa baseada nas artes. Revista da ABEM, 23, 7-14

Higgins, L. (2012). Community music: In theory and in practice. Oxford University Press

Koopman, C. (2007). Community music and music education: on the educational potential of community music. International Journal of Music Education, 25(2), 151-164. https://doi.org/10.1177/0255761407079951

Matarasso, F. (2019). Uma arte irrequieta. Fundação Calouste Gulbenkian

Moreira, P., & Gama, A. (2020). Música na Comunidade e intervenção: uma abordagem às práticas dos estudantes da licenciatura em música na comunidade da ESELx/ESML em contexto de estágio (2015-2017). European review of artistic studies 2020, 11(3), 67-82. https://doi.org/10.37334/eras.v11i3.242

Rodrigues, I. A., Silva, E. R., Capellini, V. L., & Santos, F. H. (2015). A música e a pessoa com deficiência: uma revisão narrativa da literatura. Revista Música e Linguagem, 1(4), 37-51

Schippers, H. (2018). Community music contexts, dynamics, and sustainability. In Bartleet, B. L. & Higgins, L. (Eds.), The Oxford Handbook of Community Music (pp. 23-42). Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780190219505.013.29

Serrano, G. P. (2008). Elaboração de projectos sociais – Casos práticos. Porto Editora

Vieira, N., Gama, A., Marques, M., & Garcia, C. (2016). As práticas dos/as estudantes do curso “Música na Comunidade”: a música como meio. In T. Pereira, A. Almeida, N. Vieira & C. Loureiro (Eds.), Atas do VII encontro nacional/II encontro internacional estética e artes na educação (pp. 9-20). Lisboa: IPL/CIED/ESELx. ISBN: 978-989- 95733-7-6

Weiland, R. L. (2010). Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba: Algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação (Tese de doutoramento não publicada). Universidade Federal do Paraná. Acedido em https://hdl.handle.net/1884/25539

Wilson, G. B., & MacDonald, R. (2019). The Social Impact of Musical Engagement for Young Adults With Learning Difficulties: A Qualitative Study. Frontiers in psychology, 10, 1300. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.01300

Published

2022-09-28

How to Cite

Lindeza, I. C., Pereira, A. I. ., Gama, A., & Arez, A. (2022). The Musical Project "I am happy at AFID": Listening to the voice of people with disabilities. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(2), 192–213. https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.332

Issue

Section

Artigos