El Proyecto musical "En AFID soy feliz": Escuchar la voz de las personas con discapacidad

Autores/as

  • Inês Cardoso Lindeza Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
  • Ana Isabel Pereira CESEM, NOVA FCSH https://orcid.org/0000-0002-4218-1028
  • Ana Gama Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | CIED https://orcid.org/0000-0002-0647-9820
  • Abel Arez Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | CESEM, NOVA FCSH

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.332

Palabras clave:

Música en la comunidade, Personas com discapacidad, Arte participativo

Resumen

En el ámbito de la Música en la Comunidad, los proyectos de intervención deben ser un motor de desarrollo personal y de cambio social, implicando el hacer música de forma colaborativa a través de actos de co-creación entre el facilitador y los participantes. En Portugal, los proyectos de este tipo son todavía poco conocidos. Este artículo pretende presentar el proceso desarrollado en un proyecto musical con personas con discapacidad y analizar cómo se escuchó la voz de los participantes. El proyecto "¡En AFID soy feliz!" se llevó a cabo entre el 5 de noviembre de 2020 y el 27 de mayo de 2021 en la Fundación Diferencia AFID, creada por la Asociación Nacional de Familias para la Integración de Personas con Discapacidad (AFID). El marco conceptual de la Metodología de Proyectos se utilizó para diseñar y aplicar esta intervención. El proceso culminó con la presentación de tres objetos artísticos: un CD con creaciones musicales originales, un espectáculo y una instalación visual. A lo largo de este proyecto se puso de manifiesto la importancia de la escucha y la intervención activa de todos los agentes. Es urgente difundir y reflexionar sobre el papel de este tipo de proyectos para que los procesos de transformación se produzcan en más comunidades y sean significativos para el máximo bienestar de las personas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Inês Cardoso Lindeza, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Natural do Fundão, Inês Cardoso Lindeza é Licenciada em Música na Comunidade pela Escola Superior de Educação de Lisboa e pela Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa. Atualmente frequenta a Pós-Graduação em 'Música na Infância: Intervenção e Investigação', na NOVA FCSH.

Ana Isabel Pereira, CESEM, NOVA FCSH

Nascida em Lisboa, Ana Isabel Pereira é doutorada em Ciências Musicais, na especialidade de Ensino e Psicologia da Música, pela Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH). Em 2021, assume a coordenação do Grupo de Educação e Desenvolvimento Humano do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da NOVA FCSH. É co-coordenadora da Pós-graduação em 'Música na Infância: Intervenção e Investigação' nessa instituição desde 2020. Concluiu o Mestrado em Ensino de Música no Ensino Básico na NOVA FCSH (em 2014). Fez parte do primeiro ciclo de estudos da Licenciatura em Música na Comunidade na Escola Superior de Educação de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa, onde é Professora Assistente Convidada desde 2015. Os seus principais interesses de investigação incluem o estudo da aprendizagem e desenvolvimento musical ao longo da vida, bem como a avaliação do desempenho vocal em crianças.

Ana Gama, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | CIED

Doutorada em Educação (com especialização em Administração e Política Educacional). Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Lisboa no domínio da Sociologia da Educação. Tem integrado vários projetos científicos como investigadora e é autora e co-autora de publicações científicas nacionais e internacionais nas áreas da educação, análise de políticas públicas, animação sociocultural, seniores, música na comunidade, violência no namoro no contexto de instituições do ensino superior. Também é referee em duas revistas científicas nacionais, de que se destacam as revistas INTERACÇÕES e Medi@ções. Perita externa no Agrupamento de Escolas TEIP Visconde Juromenha desde 2020.

Abel Arez, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | CESEM, NOVA FCSH

É Professor Adjunto da Escola Superior de Educação de Lisboa, onde preside ao Departamento de Formação e Investigação em Artes e Design e coordena a Licenciatura em Música na Comunidade desenvolvida em conjunto com a Escola Superior de Música de Lisboa. No âmbito dessas funções, tem desenvolvido trabalho na formação e acompanhamento de práticas de Músicos na Comunidade, Animadores Socioculturais e Mediadores Artísticos e Culturais. Obteve, em 2018, o título de Especialista em Música na Comunidade. No âmbito da música comunitária, liderou diversos projetos entre os quais se destacam a criação dos espetáculos comunitários “m’àgua” (com a população de Mértola) e “Amanhã temos bom dia” (com músicos do Seixal).

Citas

Afonso, N. (2005). Investigação Naturalista em Educação – um guia prático e crítico. Edições ASA

Arez, A., Marques, M., Moreira, P., Gama, A., Garcia, C., Santos, A., & Gaspar, S. (2021). Linha-D'água. Relato de uma criação artística participativa com o grupo de teatro terapêutico do centro hospitalar psiquiátrico de lisboa. In J. Sousa, M. J. Santos, L. G. Magueta, M. S. P. Lopes, & L. Brites (Coord.), Emoções, artes e intervenção: perspetivas multidisciplinares (pp. 13-24). Almedina

Carmo, H. (2007). Desenvolvimento comunitário. Universidade Aberta

Guerra, I. (2002). Fundamentos e Processos de Uma Sociologia de Ação. Principia

Higgins, L. (2010). Representação de prática: música na comunidade e pesquisa baseada nas artes. Revista da ABEM, 23, 7-14

Higgins, L. (2012). Community music: In theory and in practice. Oxford University Press

Koopman, C. (2007). Community music and music education: on the educational potential of community music. International Journal of Music Education, 25(2), 151-164. https://doi.org/10.1177/0255761407079951

Matarasso, F. (2019). Uma arte irrequieta. Fundação Calouste Gulbenkian

Moreira, P., & Gama, A. (2020). Música na Comunidade e intervenção: uma abordagem às práticas dos estudantes da licenciatura em música na comunidade da ESELx/ESML em contexto de estágio (2015-2017). European review of artistic studies 2020, 11(3), 67-82. https://doi.org/10.37334/eras.v11i3.242

Rodrigues, I. A., Silva, E. R., Capellini, V. L., & Santos, F. H. (2015). A música e a pessoa com deficiência: uma revisão narrativa da literatura. Revista Música e Linguagem, 1(4), 37-51

Schippers, H. (2018). Community music contexts, dynamics, and sustainability. In Bartleet, B. L. & Higgins, L. (Eds.), The Oxford Handbook of Community Music (pp. 23-42). Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780190219505.013.29

Serrano, G. P. (2008). Elaboração de projectos sociais – Casos práticos. Porto Editora

Vieira, N., Gama, A., Marques, M., & Garcia, C. (2016). As práticas dos/as estudantes do curso “Música na Comunidade”: a música como meio. In T. Pereira, A. Almeida, N. Vieira & C. Loureiro (Eds.), Atas do VII encontro nacional/II encontro internacional estética e artes na educação (pp. 9-20). Lisboa: IPL/CIED/ESELx. ISBN: 978-989- 95733-7-6

Weiland, R. L. (2010). Relações entre projetos comunitários e música na perspectiva de profissionais da área musical em Curitiba: Algumas contribuições da psicologia social comunitária e da educação (Tese de doutoramento não publicada). Universidade Federal do Paraná. Acedido em https://hdl.handle.net/1884/25539

Wilson, G. B., & MacDonald, R. (2019). The Social Impact of Musical Engagement for Young Adults With Learning Difficulties: A Qualitative Study. Frontiers in psychology, 10, 1300. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.01300

Publicado

2022-09-28

Cómo citar

Lindeza, I. C., Pereira, A. I. ., Gama, A., & Arez, A. (2022). El Proyecto musical "En AFID soy feliz": Escuchar la voz de las personas con discapacidad. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(2), 192–213. https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.332

Número

Sección

Artigos