O espaço entre o museu e a escola: experiências poéticoeducativas suscitando reflexões acerca da instituição museológica

Autores

  • Carolina Fogaça Tenotti Universidade Federal de Pelotas
  • Guilherme Susin Sirtoli Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0002-8373-6456
  • Ursula Rosa da Silva Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.326

Palavras-chave:

Museu, Arte, Educação, Experiência

Resumo

O presente trabalho tem como foco a discussão acerca da relação entre museu e escola, suscitadas através da poética-artística. Para tal, analisa-se a proposição de Luis Camnitzer, El Museo es una Escuela, que, desde 2009, permeia a fachada de museus ao redor do globo. Alinhavado à proposição de Camnitzer, aproximamo-nos junto ao pensamento freireano sobre a construção do conhecimento a partir do diálogo, concebida de forma multilateral e libertária. Freire valoriza o envolvimento do espectador e sua vivência, como também concebe Wilder (2009), apresentando um método não hierarquizado em instituições museológicas, onde as experiências particulares são estimuladas e fazem parte da discussão. Inúmeras mudanças e esforços ocorreram nas concepções educacionais brasileiras nas últimas décadas, em prol de uma sociedade mais humana e sensível. Assim, concebe-se que o museu e a escola, bem como a sociedade e a educação não estão descolados uns dos outros, mas atuam juntos em prol de uma sociedade mais humana, priorizando o diálogo e as experiências do sensível.

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Biografias Autor

Carolina Fogaça Tenotti, Universidade Federal de Pelotas

Pesquisadora e Artista Visual. Mestranda em Artes Visuais na linha de pesquisa Educação em Artes e Processo de Formação Estética pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (PPGAVI/UFPel). Graduada em Artes Visuais - Bacharelado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é acadêmica do curso de Bacharelado em Museologia (ICH/UFPel).

Guilherme Susin Sirtoli, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Artes Visuais na linha de pesquisa Educação em Artes e Processos
de Formação Estética pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da
UFPel. Especialista em Artes (UFPel). Licenciado em Artes Visuais pela mesma
instituição. Professor de Artes do Magistério Público Estadual do Governo do
Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS) atuando no Ensino Básico.

Ursula Rosa da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas, atuando nesta universidade desde 1995. Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Doutorado em Educação (UFPEL/2009). Atualmente é vice-reitora da UFPel, foi Diretora do Centro de Artes da UFPel, de 2013 a 2021. É professora do programa de Mestrado em Artes Visuais (UFPel), atuando na linha Educação em Artes e Processos de Formação Estética.

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Publicado

28-09-2022

Como Citar

Fogaça Tenotti, C., Susin Sirtoli, G., & Rosa da Silva, U. (2022). O espaço entre o museu e a escola: experiências poéticoeducativas suscitando reflexões acerca da instituição museológica. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(2), 126–145. https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.326

Edição

Secção

Artigos