Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.311

Resumo

Crianças com multideficiência necessitam de respostas educativas que criem oportunidades para participarem em atividades com os seus pares, alargarem as relações sociais e aumentarem os conhecimentos acerca do mundo que as rodeia. O presente estudo qualitativo procurou perceber de que modo o conto de diferentes tipos de histórias (autor, sociais, multissensoriais) em diversos contextos, influencia o envolvimento e a participação de uma criança com multideficiência na atividade de contação de histórias, bem como o seu desenvolvimento social. Participaram no estudo uma criança com multideficiência e os seus pares do jardim de infância que frequentava. A recolha de dados realizou-se através da observação, da análise de redes sociais e da pesquisa documental. Os resultados mostram que a criança com multideficiência participou de uma forma muito positiva na atividade de contação de histórias, apresentando comportamentos distintos perante os diferentes tipos de histórias contadas. A atividade trouxe ganhos importantes para todas as crianças.

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Biografias Autor

Clarisse Nunes, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa

Professora adjunta no Instituto Politécnico de Lisboa, Escola
Superior de Educação (ESELx) e integra a Comissão Científica do CIED da ESELx.
Concluiu o doutoramento em Educação, na área de especialização em TIC na
Educação em 2013 pela Universidade de Lisboa, Instituto da Educação. É
mestre em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial desde
2003 pela Universidade Católica Portuguesa. Ao longo dos últimos 20 anos tem
publicado alguns livros, capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e
internacionais, subordinados a temáticas na área da educação especial, com
particular enfoque na educação de crianças com multideficiência.

Susana Soares, Agrupamento de Escolas de Santa Iria da Azóia

Susana Soares desempenhou funções de educadora de infância durante 11 anos na Casa do Povo de Vialonga, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), exercendo funções nas valências de creche e pré-escolar. Atualmente exerce funções docentes na área da Educação Especial no Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azóia.

É licenciada em Relações Públicas e Publicidade (2002) e em Educação de Infância (2009) e mestre em Educação Especial pela Escola Superior de Educação de Lisboa (2020).

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Publicado

29-03-2022

Como Citar

Nunes, C., & Soares, S. (2022). Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiência. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(1), 97–130. https://doi.org/10.25757/invep.v12i1.311

Edição

Secção

Artigos