Tecnologias digitais em sala de aula: o professor e a reconfiguração do processo educativo

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.25757/invep.v8i1.124

Résumé

Numa sociedade entusiasmada com as novas tecnologias, a Educação parece ser vista como uma área analógica, onde o digital apresenta dificuldades de integração. Assim, procurou-se compreender melhor a realidade portuguesa, sobre a qual escasseiam investigações, mais concretamente de aferir qual o papel que as tecnologias digitais representam nas salas de aula em Portugal e se a sua utilização acompanha uma reconfiguração no processo educativo. Para tal, realizou-se um estudo de caso descritivo e analítico, com recurso a um inquérito a professores do ensino secundário. Concluiu-se que as tecnologias digitais desempenham um papel instrumental e estão ao serviço do ensino e do trabalho do professor, mais do que da aprendizagem e do aluno, e que estas não se fazem acompanhar de uma reconfiguração do processo educativo, onde, apesar das novas tecnologias, predominam métodos tradicionais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Patrícia de Almeida, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Professora do Ensino Básico-Secundário

Doutoranda em Ciência da Informação - FLUC

Mestre em Educação e Bibliotecas - UPT

Pós-graduada em Leitura, aprendizagem e integração das bibliotecas nas atividades educativas - FPCEUP

Especializada em Linguística - UAlg

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses, Ramo educacional - FLUP

Références

Alves, N. & Rodrigues, C. (2014). As tecnologias da informação e da comunicação na escola: causas de uma subutilização. Sociologia Online, 7, 121-139. Retrieved from:

https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/8168

Arruda, E. (2013). Ensino e aprendizagem na sociedade do entretenimento: desafios para a formação docente. Educação, 36(2), 232-239. Retrieved from: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12036

Castro, C. & Andrade, A. (2012). O aluno de química como co-autor de Recursos Educativos Digitais: no palco e espectador de si mesmo. Livro de Atas da Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, 305-318. Retrieved from: http://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/8571?locale=pt_PT

Castro, C. et al. (2013). Que fatores para a utilização de recursos educativos digitais no processo de ensinar e aprender? Opiniões de professores num estudo e-delphi. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 6387-6407. Retrieved from: http://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/13074

Espírito Santo, J. & André, B. (2013). As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica. E-Scrita, 4(2), 235-245. Retrieved from: http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/RE/article/view/827

Graham, C. et al.(2012). Using TPACK as a framework to understand teacher candidates’ technology integration decisions. Journal of Computer Assisted Learning, 28(6), 530-546. Retrieved from: http://doi.wiley.com/10.1111/j.1365-2729.2011.00472.x

Harris, J. et al.(2009). Teachers’ Technological Pedagogical Content Knowledge and Learning Activity Types: Curriculum-based Technology Integration Reframed. Journal of Research on Technology in Education, 41(4), 393-416. Retrieved from: http://eric.ed.gov/?id=EJ844273

Harris, J. & Hofer, M. (2011). Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) in Action: A Descriptive Study of Secondary Teachers’ Curriculum-Based, Technology-Related Instructional Planning. Journal of Research on Technology in Education, 43(3), 211-229. Retrieved from: http://eric.ed.gov/?id=EJ918905

Koehler, M. & Mishra, P. (2009). What is Technological Pedagogical Content Knowledge?. Contemporrary Issues in Technology and Teacher Education, 9(1), 60-70. Retrieved from: http://www.citejournal.org/vol9/iss1/general/article1.cfm

Leal, J. (2011). Redes Sociais na sala de aula. Indagatio Didactica, 3(2), 129-143. Retrieved from: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/1034

Lévy, P. (1999). Cibercultura. São Paulo: Editora 34.

Marquès, P. & Quesada, C. (2013). Buenas prácticas para el uso formación , modelos didácticos, ventajas e inconvenientes. Educatio Siglo XXI, 31, 213-234. Retrieved from: http://revistas.um.es/educatio/article/view/175141

Menezes, N. & Sobral, S. (2013). A motivação da comunidade escolar e o recurso a tecnologias de informação. Revista DICT, 4, 43-50. Retrieved from: http://repositorio.uportu.pt/jspui/handle/11328/651

Montrieux, H. et al. (2015). Teaching and Learning with Mobile Technology: A Qualitative Explorative Study about the Introduction of Tablet Devices in Secondary Education. Plos One, 10(12), 1-17. Retrieved from: http://dx.plos.org/10.1371/journal.pone.0144008

Moreira, A. & Kramer, S. (2007). Contemporaneidade, educação e tecnologia. Educação & Sociedade, 28(100), 1037-1057. Retrieved from: http://www.cedes.unicamp.br

Newhouse, C. (2014). Learning with portable digital devices in Australian schools: 20 years on!. The Australian Educational Researcher, 41(4), 471-483. Retrieved from: http://link.springer.com/10.1007/s13384-013-0139-3

Perrotta, C. (2015). Beyond rational choice: How teacher engagement with technology is mediated by culture and emotions. Education and Information Technologies, 1-16. Retrieved from: http://link.springer.com/10.1007/s10639-015-9457-6

Pires, S. (2009). As TIC no currículo escolar. EDUSER: revista de educação, 1(1), 43-54. Retrieved from: http://hdl.handle.net/10198/1217

Prensky, M. (2001). Digital Natives, Digital Immigrants Part1. On the Horizon, 9(5), 1-6. Retrieved from: http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/10748120110424816

Ramos, J. et al. (2011). Recursos educativos digitais: reflexões sobre a prática. Cadernos SACAUSEF, VII, 11-34. Retrieved from: https://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/5051

Ramos, J. et al. (2014). Contributos Para Uma Reflexão Acerca da Introdução de Tablets na Escola em Programas de Um Computador Por Aluno em Portugal. Aprendizagem Online: Atas do III Congresso Internacional das TIC na Educação, 373-378. Retrieved from: http://ticeduca2014.ie.ul.pt/index.php/pt/atas-digitais

Sampaio, P. & Coutinho, C. (2014). Integração Do Tpack No Processo De Ensino/Aprendizagem Da Matemática. RevistaPaidéi@.Unimes Virtual, 6(10), 01-20. Retrieved from: http://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php?jornal=paideia

Senjov-Makohon, N. (2014). Cultural Tools To Enhance Learning. European Scientific Journal, Special Edition, 204-210. Retrieved from: http://www.eujournal.org/index.php/esj/article/view/3276

Voogt, J. et al. (2013). Technological pedagogical content knowledge -A review of the literature. Journal of Computer Assisted Learning, 29,109-121. Retrieved from: https://www.researchgate.net/publication/235733342_Technological_pedagogical_content_knowledge_-_A_review_of_the_literature

Williams, C. & Charles-Ogan, G. (2015). Learning the language of digital residents (DRS): a naturalization formula for digital visitors (DVS). European Scientific Journal, 11(4), 222-230. Retrieved from: http://eujournal.org/index.php/esj/article/view/5152

Publié-e

2018-03-27

Comment citer

Almeida, P. de. (2018). Tecnologias digitais em sala de aula: o professor e a reconfiguração do processo educativo. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 8(1), 4–21. https://doi.org/10.25757/invep.v8i1.124

Numéro

Rubrique

Artigos