Tecnologias digitais em sala de aula: o professor e a reconfiguração do processo educativo
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v8i1.124Resumen
Numa sociedade entusiasmada com as novas tecnologias, a Educação parece ser vista como uma área analógica, onde o digital apresenta dificuldades de integração. Assim, procurou-se compreender melhor a realidade portuguesa, sobre a qual escasseiam investigações, mais concretamente de aferir qual o papel que as tecnologias digitais representam nas salas de aula em Portugal e se a sua utilização acompanha uma reconfiguração no processo educativo. Para tal, realizou-se um estudo de caso descritivo e analítico, com recurso a um inquérito a professores do ensino secundário. Concluiu-se que as tecnologias digitais desempenham um papel instrumental e estão ao serviço do ensino e do trabalho do professor, mais do que da aprendizagem e do aluno, e que estas não se fazem acompanhar de uma reconfiguração do processo educativo, onde, apesar das novas tecnologias, predominam métodos tradicionais.
Descargas
Citas
Alves, N. & Rodrigues, C. (2014). As tecnologias da informação e da comunicação na escola: causas de uma subutilização. Sociologia Online, 7, 121-139. Retrieved from:
https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/8168
Arruda, E. (2013). Ensino e aprendizagem na sociedade do entretenimento: desafios para a formação docente. Educação, 36(2), 232-239. Retrieved from: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12036
Castro, C. & Andrade, A. (2012). O aluno de química como co-autor de Recursos Educativos Digitais: no palco e espectador de si mesmo. Livro de Atas da Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, 305-318. Retrieved from: http://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/8571?locale=pt_PT
Castro, C. et al. (2013). Que fatores para a utilização de recursos educativos digitais no processo de ensinar e aprender? Opiniões de professores num estudo e-delphi. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 6387-6407. Retrieved from: http://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/13074
Espírito Santo, J. & André, B. (2013). As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica. E-Scrita, 4(2), 235-245. Retrieved from: http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/RE/article/view/827
Graham, C. et al.(2012). Using TPACK as a framework to understand teacher candidates’ technology integration decisions. Journal of Computer Assisted Learning, 28(6), 530-546. Retrieved from: http://doi.wiley.com/10.1111/j.1365-2729.2011.00472.x
Harris, J. et al.(2009). Teachers’ Technological Pedagogical Content Knowledge and Learning Activity Types: Curriculum-based Technology Integration Reframed. Journal of Research on Technology in Education, 41(4), 393-416. Retrieved from: http://eric.ed.gov/?id=EJ844273
Harris, J. & Hofer, M. (2011). Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) in Action: A Descriptive Study of Secondary Teachers’ Curriculum-Based, Technology-Related Instructional Planning. Journal of Research on Technology in Education, 43(3), 211-229. Retrieved from: http://eric.ed.gov/?id=EJ918905
Koehler, M. & Mishra, P. (2009). What is Technological Pedagogical Content Knowledge?. Contemporrary Issues in Technology and Teacher Education, 9(1), 60-70. Retrieved from: http://www.citejournal.org/vol9/iss1/general/article1.cfm
Leal, J. (2011). Redes Sociais na sala de aula. Indagatio Didactica, 3(2), 129-143. Retrieved from: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/1034
Lévy, P. (1999). Cibercultura. São Paulo: Editora 34.
Marquès, P. & Quesada, C. (2013). Buenas prácticas para el uso formación , modelos didácticos, ventajas e inconvenientes. Educatio Siglo XXI, 31, 213-234. Retrieved from: http://revistas.um.es/educatio/article/view/175141
Menezes, N. & Sobral, S. (2013). A motivação da comunidade escolar e o recurso a tecnologias de informação. Revista DICT, 4, 43-50. Retrieved from: http://repositorio.uportu.pt/jspui/handle/11328/651
Montrieux, H. et al. (2015). Teaching and Learning with Mobile Technology: A Qualitative Explorative Study about the Introduction of Tablet Devices in Secondary Education. Plos One, 10(12), 1-17. Retrieved from: http://dx.plos.org/10.1371/journal.pone.0144008
Moreira, A. & Kramer, S. (2007). Contemporaneidade, educação e tecnologia. Educação & Sociedade, 28(100), 1037-1057. Retrieved from: http://www.cedes.unicamp.br
Newhouse, C. (2014). Learning with portable digital devices in Australian schools: 20 years on!. The Australian Educational Researcher, 41(4), 471-483. Retrieved from: http://link.springer.com/10.1007/s13384-013-0139-3
Perrotta, C. (2015). Beyond rational choice: How teacher engagement with technology is mediated by culture and emotions. Education and Information Technologies, 1-16. Retrieved from: http://link.springer.com/10.1007/s10639-015-9457-6
Pires, S. (2009). As TIC no currículo escolar. EDUSER: revista de educação, 1(1), 43-54. Retrieved from: http://hdl.handle.net/10198/1217
Prensky, M. (2001). Digital Natives, Digital Immigrants Part1. On the Horizon, 9(5), 1-6. Retrieved from: http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/10748120110424816
Ramos, J. et al. (2011). Recursos educativos digitais: reflexões sobre a prática. Cadernos SACAUSEF, VII, 11-34. Retrieved from: https://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/5051
Ramos, J. et al. (2014). Contributos Para Uma Reflexão Acerca da Introdução de Tablets na Escola em Programas de Um Computador Por Aluno em Portugal. Aprendizagem Online: Atas do III Congresso Internacional das TIC na Educação, 373-378. Retrieved from: http://ticeduca2014.ie.ul.pt/index.php/pt/atas-digitais
Sampaio, P. & Coutinho, C. (2014). Integração Do Tpack No Processo De Ensino/Aprendizagem Da Matemática. RevistaPaidéi@.Unimes Virtual, 6(10), 01-20. Retrieved from: http://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php?jornal=paideia
Senjov-Makohon, N. (2014). Cultural Tools To Enhance Learning. European Scientific Journal, Special Edition, 204-210. Retrieved from: http://www.eujournal.org/index.php/esj/article/view/3276
Voogt, J. et al. (2013). Technological pedagogical content knowledge -A review of the literature. Journal of Computer Assisted Learning, 29,109-121. Retrieved from: https://www.researchgate.net/publication/235733342_Technological_pedagogical_content_knowledge_-_A_review_of_the_literature
Williams, C. & Charles-Ogan, G. (2015). Learning the language of digital residents (DRS): a naturalization formula for digital visitors (DVS). European Scientific Journal, 11(4), 222-230. Retrieved from: http://eujournal.org/index.php/esj/article/view/5152
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos da revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional estão licenciados conforme Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0) Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional sem custos em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicado (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), submetidos ou sejam submetidos durante o processo editorial a outras revistas ou publicações. Após publicado o artigo não pode ser submetido a outra revista ou publicação parcial ou totalmente sem autorização da coordenação editorial da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional.