Tecnologias digitais em sala de aula: o professor e a reconfiguração do processo educativo
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v8i1.124Abstract
Numa sociedade entusiasmada com as novas tecnologias, a Educação parece ser vista como uma área analógica, onde o digital apresenta dificuldades de integração. Assim, procurou-se compreender melhor a realidade portuguesa, sobre a qual escasseiam investigações, mais concretamente de aferir qual o papel que as tecnologias digitais representam nas salas de aula em Portugal e se a sua utilização acompanha uma reconfiguração no processo educativo. Para tal, realizou-se um estudo de caso descritivo e analítico, com recurso a um inquérito a professores do ensino secundário. Concluiu-se que as tecnologias digitais desempenham um papel instrumental e estão ao serviço do ensino e do trabalho do professor, mais do que da aprendizagem e do aluno, e que estas não se fazem acompanhar de uma reconfiguração do processo educativo, onde, apesar das novas tecnologias, predominam métodos tradicionais.
Downloads
References
Alves, N. & Rodrigues, C. (2014). As tecnologias da informação e da comunicação na escola: causas de uma subutilização. Sociologia Online, 7, 121-139. Retrieved from:
https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/8168
Arruda, E. (2013). Ensino e aprendizagem na sociedade do entretenimento: desafios para a formação docente. Educação, 36(2), 232-239. Retrieved from: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12036
Castro, C. & Andrade, A. (2012). O aluno de química como co-autor de Recursos Educativos Digitais: no palco e espectador de si mesmo. Livro de Atas da Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC, 305-318. Retrieved from: http://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/8571?locale=pt_PT
Castro, C. et al. (2013). Que fatores para a utilização de recursos educativos digitais no processo de ensinar e aprender? Opiniões de professores num estudo e-delphi. Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 6387-6407. Retrieved from: http://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/13074
Espírito Santo, J. & André, B. (2013). As Contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs para o Ensino na Educação Básica. E-Scrita, 4(2), 235-245. Retrieved from: http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/RE/article/view/827
Graham, C. et al.(2012). Using TPACK as a framework to understand teacher candidates’ technology integration decisions. Journal of Computer Assisted Learning, 28(6), 530-546. Retrieved from: http://doi.wiley.com/10.1111/j.1365-2729.2011.00472.x
Harris, J. et al.(2009). Teachers’ Technological Pedagogical Content Knowledge and Learning Activity Types: Curriculum-based Technology Integration Reframed. Journal of Research on Technology in Education, 41(4), 393-416. Retrieved from: http://eric.ed.gov/?id=EJ844273
Harris, J. & Hofer, M. (2011). Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) in Action: A Descriptive Study of Secondary Teachers’ Curriculum-Based, Technology-Related Instructional Planning. Journal of Research on Technology in Education, 43(3), 211-229. Retrieved from: http://eric.ed.gov/?id=EJ918905
Koehler, M. & Mishra, P. (2009). What is Technological Pedagogical Content Knowledge?. Contemporrary Issues in Technology and Teacher Education, 9(1), 60-70. Retrieved from: http://www.citejournal.org/vol9/iss1/general/article1.cfm
Leal, J. (2011). Redes Sociais na sala de aula. Indagatio Didactica, 3(2), 129-143. Retrieved from: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/1034
Lévy, P. (1999). Cibercultura. São Paulo: Editora 34.
Marquès, P. & Quesada, C. (2013). Buenas prácticas para el uso formación , modelos didácticos, ventajas e inconvenientes. Educatio Siglo XXI, 31, 213-234. Retrieved from: http://revistas.um.es/educatio/article/view/175141
Menezes, N. & Sobral, S. (2013). A motivação da comunidade escolar e o recurso a tecnologias de informação. Revista DICT, 4, 43-50. Retrieved from: http://repositorio.uportu.pt/jspui/handle/11328/651
Montrieux, H. et al. (2015). Teaching and Learning with Mobile Technology: A Qualitative Explorative Study about the Introduction of Tablet Devices in Secondary Education. Plos One, 10(12), 1-17. Retrieved from: http://dx.plos.org/10.1371/journal.pone.0144008
Moreira, A. & Kramer, S. (2007). Contemporaneidade, educação e tecnologia. Educação & Sociedade, 28(100), 1037-1057. Retrieved from: http://www.cedes.unicamp.br
Newhouse, C. (2014). Learning with portable digital devices in Australian schools: 20 years on!. The Australian Educational Researcher, 41(4), 471-483. Retrieved from: http://link.springer.com/10.1007/s13384-013-0139-3
Perrotta, C. (2015). Beyond rational choice: How teacher engagement with technology is mediated by culture and emotions. Education and Information Technologies, 1-16. Retrieved from: http://link.springer.com/10.1007/s10639-015-9457-6
Pires, S. (2009). As TIC no currículo escolar. EDUSER: revista de educação, 1(1), 43-54. Retrieved from: http://hdl.handle.net/10198/1217
Prensky, M. (2001). Digital Natives, Digital Immigrants Part1. On the Horizon, 9(5), 1-6. Retrieved from: http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/10748120110424816
Ramos, J. et al. (2011). Recursos educativos digitais: reflexões sobre a prática. Cadernos SACAUSEF, VII, 11-34. Retrieved from: https://dspace.uevora.pt/rdpc/handle/10174/5051
Ramos, J. et al. (2014). Contributos Para Uma Reflexão Acerca da Introdução de Tablets na Escola em Programas de Um Computador Por Aluno em Portugal. Aprendizagem Online: Atas do III Congresso Internacional das TIC na Educação, 373-378. Retrieved from: http://ticeduca2014.ie.ul.pt/index.php/pt/atas-digitais
Sampaio, P. & Coutinho, C. (2014). Integração Do Tpack No Processo De Ensino/Aprendizagem Da Matemática. RevistaPaidéi@.Unimes Virtual, 6(10), 01-20. Retrieved from: http://periodicosunimes.unimesvirtual.com.br/index.php?jornal=paideia
Senjov-Makohon, N. (2014). Cultural Tools To Enhance Learning. European Scientific Journal, Special Edition, 204-210. Retrieved from: http://www.eujournal.org/index.php/esj/article/view/3276
Voogt, J. et al. (2013). Technological pedagogical content knowledge -A review of the literature. Journal of Computer Assisted Learning, 29,109-121. Retrieved from: https://www.researchgate.net/publication/235733342_Technological_pedagogical_content_knowledge_-_A_review_of_the_literature
Williams, C. & Charles-Ogan, G. (2015). Learning the language of digital residents (DRS): a naturalization formula for digital visitors (DVS). European Scientific Journal, 11(4), 222-230. Retrieved from: http://eujournal.org/index.php/esj/article/view/5152
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles published or submitted to Da Investigação às Práticas are licensed according to Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Authors agree that:
Copyrights of all articles published are retained by authors with first publication copyright granted to the journal.
All articles are under the Creative Commons Attribution License recognizing the authorship of the publication and identifying that first publication took place in this journal.
Authors have the right to free distribute or make available in private or institutional pages the version published by Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional provided the original proper citation.
The journal only accepts articles not published previously (except in the form of an abstract or as part of academic thesis), that it is not under consideration for publication elsewhere. After published, the article cannot be published again partial or totally without the editorial board consent.