Legislación e integralidad de la atención a la infancia en Brasil: un estudio documental.

Autores/as

  • Bruna Pereira Ricci Marini Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-0375-4735
  • Gabriela Maria Bráz Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos
  • Patrícia Carla de Souza Della Barba Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-7893-8133

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.336

Palabras clave:

Legislación, Integralidad, Política Pública, Brasil, Desarrollo Infantil

Resumen

Con el fin de analizar la aproximación entre las propuestas legislativas que sustentan los programas/públicos dirigidos a las pautas recomendadas por primera vez en el ámbito de la Atención Temprana, se desarrolló un estudio prospectivo documental con enfoque cualitativo internacional, cuya recolección de datos se llevó a cabo por pares, en un entorno virtual. Se utilizaron los descriptores “Primera infancia”, “Infancia” y “Niño”, y se incluyeron los documentos que cumplieron con los criterios de selección. Se analizaron ocho documentos, los cuales fueron organizados en núcleos según los cuatro indicadores de atención integral: centralidad de las familias en la toma de decisiones; apreciación de los contextos naturales de aprendizaje; enfoques transdisciplinarios y coordinación e integración de servicios y recursos. Los resultados mostraron que la incorporación de la mayoría de los indicadores de integralidad de la atención infantil recomendados internacionalmente es reciente, lo que demuestra un lapso de décadas para el alineamiento con estrategias que han sido fuertemente fundamentadas en la literatura científica desde la década de 1980.

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Biografía del autor/a

Bruna Pereira Ricci Marini, Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos

Bruna Pereira Ricci Marini é Terapeuta Ocupacional, mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. É membro do Grupo de Pesquisa - CNPQ Terapia Ocupacional e Atenção Integral à Infância, membro da International Society on Early Intervention e da Associação Brasileira de Integração Sensorial. Desenvolve estudos na área de Intervenção precoce, Abordagem centrada na família, Engajamento e Políticas Públicas para a infância. Atuação clínica em Terapia Ocupacional com abordagem de Integração Sensorial de Ayres.   

Gabriela Maria Bráz, Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos

Gabriela Maria Bráz é Terapeuta Ocupacional, graduada pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho – UNESP e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. Possui Residência Multiprofissional em Reabilitação Física pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP. Possui apromoramento Profissional no programa de Reabilitação em Anomalias Craniofaciais do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais – HRAC\USP. Atualmente atua como servidora municipal do município de Marília.   

Patrícia Carla de Souza Della Barba, Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos

Patrícia Carla de Souza Della Barba é Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federa de São Carlos, especialista em Psicopedagogia e no Método Neuroevolutivo Bobath. Mestre e Doutora em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. Docente Associado III do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, Docente do programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO-UFSCar). Possui Pós Doutorado em Estudos da Criança  no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga. Possui Pós-Doutorado em anadamento na Universidad Catolica de Valencia, Espanha (Bolsista FAPESP). Possui experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Intervenção no Desenvolvimento Infantil. Líder do grupo de pesquisa do CNPQ: Terapia Ocupacional e Atenção Integral à infância.

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Publicado

2023-03-28

Cómo citar

Marini, B. P. R., Gabriela Maria Bráz, & Patrícia Carla de Souza Della Barba. (2023). Legislación e integralidad de la atención a la infancia en Brasil: un estudio documental. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 13(1), 4–27. https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.336

Número

Sección

Artigos