Voces cruzadas. Interacción y aprendizaje intergeneracional en tiempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.331Palabras clave:
Empatía, Intergeneracionalidad, PandemiaResumen
El proyecto idoSOS – intertwined voices, del Centro de Investigación en Educación y Formación de la Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), transcurrido entre septiembre de 2020 y octubre de 2021 en el contexto de generar respuestas sociales à la pandemia por el SARS-Cov-2. Con el objetivo de investigar estrategias intergeneracionales efectivas para paliar el aislamiento social de la población mayor, valorizándola y fortaleciendo su capacidad para enfrentar situaciones de emergencia, se buscó espacios de diálogo y encuentro entre jóvenes y mayores que redundaran en procesos empáticos y de aprendizaje mutuo. Este artículo se centra en las metodologías y estrategias adoptadas, presentando también los resultados.
Descargas
Citas
Alcântara, A. (2021). Investigação em História local como ferramenta pedagógica no ensino superior – «Dossiê de memórias Feira de Sant’Iago». Atas do seminário Dar Asas ao Saber - Investigação, construção do conhecimento e Práticas Profissionais, 28–36
Azevedo, S. M. L.; Mota, M. M. P. E. & Mettrau, M. B. (2018). Empatia: perfil da produção científica e medidas mais utilizadas em pesquisa. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 9(3), 03-23
Campos, R. (2011). Imagem e tecnologias visuais em pesquisa social: tendências e desafios. Análise Social, XLVI (199), 237-259.
Goleman, D. (2010). Inteligência Emocional. Temas e Debates
Filipe, I. (2015). Partilha de Saberes: uma experiência intergeracional. In Dantas, J., Lopes, M., Maciel, M. O Animador Sociocultural no Século XXI, 335-342
Kossoy, B. (2007). Os tempos da Fotografia: O Efêmero e o Perpétuo. Ateliê Editorial
Moreira, M.; Antunes, M. (2018). Educação Intergeracional e Envelhecimento bem-sucedido. Revista Brasileira das Ciências do Envelhecimento Humano (vol 15, nº 1), 21-32
Zanna, O. (2015). Apprendre par corps l’empathie à l’école: tout un programme? Recherches en éducation (21).
WHO - World Health Organization (2021). Global Report on Ageism
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Carla Cibele Figueiredo, Ana Alcântara, Filipe Fialho, Joana Matos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os artigos da revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional estão licenciados conforme Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0) Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional sem custos em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicado (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), submetidos ou sejam submetidos durante o processo editorial a outras revistas ou publicações. Após publicado o artigo não pode ser submetido a outra revista ou publicação parcial ou totalmente sem autorização da coordenação editorial da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional.