Voces cruzadas. Interacción y aprendizaje intergeneracional en tiempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.331

Palabras clave:

Empatía, Intergeneracionalidad, Pandemia

Resumen

El proyecto idoSOS – intertwined voices, del Centro de Investigación en Educación y Formación de la Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), transcurrido entre septiembre de 2020 y octubre de 2021 en el contexto de generar respuestas sociales à la pandemia por el SARS-Cov-2. Con el objetivo de investigar estrategias intergeneracionales efectivas para paliar el aislamiento social de la población mayor, valorizándola y fortaleciendo su capacidad para enfrentar situaciones de emergencia, se buscó espacios de diálogo y encuentro entre jóvenes y mayores que redundaran en procesos empáticos y de aprendizaje mutuo. Este artículo se centra en las metodologías y estrategias adoptadas, presentando también los resultados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Cibele Figueiredo, Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal

Doutorada em Educação, especialidade de Administração e Políticas Educativas (IE/UL, 2011), Mestre em Relações Interculturais (UA, 2004), licenciada em Psicologia, variante Educacional (1996) e bacharel em Magistério Primário (1987). É atualmente docente adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e co-coordenadora do Centro de Investigação em Educação e Formação (CIEF/IPS) de que é membro fundador.

Ana Alcântara, ESE - IPS; IHC-NOVA FCSH/IN2PAST

Doutorada em História, especialidade História Contemporânea (FCSH/NOVA, Lisboa, 2019), mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (ISEGI/NOVA, 2011) e licenciada em História variante Arqueologia (FCSH/NOVA, 2004). É atualmente docente adjunta convidada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea (IHC-NOVA FCSH/IN2PAST) e investigadora efetiva do Centro de Investigação em Educação e Formação (CiEF/IPS).

Filipe Fialho, Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal

É docente Assistente do Departamento de Artes na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), desde 1997. No domínio da sua formação académico-profissional concluiu os cursos de: Formação Avançada em Avaliação em Educação (IE-UL, 2012), Mestrado em Educação com especialização em Formação Pessoal e Social (FC-UL, 2007), Licenciatura em Professores de Educação Musical do Ensino Básico (ESE-IPS, 1998), Bacharelato em Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (UE, 1994) e Técnico de Gestão e Promoção Turística, especialização em Entidades Públicas (CEDRA,1991). É investigador efetivo do Centro de Investigação em Educação e Formação (CIEF/IPS).

Joana Matos, ESE/IPS; FBAUL/CIEBA

Doutorada em Belas-Artes, especialidade de Ciências da Arte (FBAUL, 2020), mestrado e licenciatura na área da Educação Visual e Tecnológica (ESE-IPS, 2008, 2010). Atualmente é professora adjunta convidada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS) e da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa, investigadora integrada do Centro de Estudos e de Investigação em Belas-Artes (FBAUL/CIEBA) e investigadora efetiva do Centro de Investigação em Educação e Formação (CIEF/IPS).

Citas

Alcântara, A. (2021). Investigação em História local como ferramenta pedagógica no ensino superior – «Dossiê de memórias Feira de Sant’Iago». Atas do seminário Dar Asas ao Saber - Investigação, construção do conhecimento e Práticas Profissionais, 28–36

Azevedo, S. M. L.; Mota, M. M. P. E. & Mettrau, M. B. (2018). Empatia: perfil da produção científica e medidas mais utilizadas em pesquisa. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 9(3), 03-23

Campos, R. (2011). Imagem e tecnologias visuais em pesquisa social: tendências e desafios. Análise Social, XLVI (199), 237-259.

Goleman, D. (2010). Inteligência Emocional. Temas e Debates

Filipe, I. (2015). Partilha de Saberes: uma experiência intergeracional. In Dantas, J., Lopes, M., Maciel, M. O Animador Sociocultural no Século XXI, 335-342

Kossoy, B. (2007). Os tempos da Fotografia: O Efêmero e o Perpétuo. Ateliê Editorial

Moreira, M.; Antunes, M. (2018). Educação Intergeracional e Envelhecimento bem-sucedido. Revista Brasileira das Ciências do Envelhecimento Humano (vol 15, nº 1), 21-32

Zanna, O. (2015). Apprendre par corps l’empathie à l’école: tout un programme? Recherches en éducation (21).

WHO - World Health Organization (2021). Global Report on Ageism

Publicado

2022-09-28

Cómo citar

Cibele Figueiredo, C., Alcântara, A., Fialho, F., & Matos, J. (2022). Voces cruzadas. Interacción y aprendizaje intergeneracional en tiempos de pandemia. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 12(2), 214–240. https://doi.org/10.25757/invep.v12i2.331

Número

Sección

Artigos