As relações socioeducativas entre a Educação para a Paz e as Representações Sociais de violências de educadores sociais em uma favela no Rio de Janeiro - Brasil.

Autores

  • Lucas Salgueiro Lopes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Arthur Vianna Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-5297-1883

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.318

Palavras-chave:

Representações Sociais, Violências, Educação não escolar, Pedagogia Social, Psicologia Social

Resumo

Este artigo, oriundo de uma dissertação de Mestrado em Educação em desenvolvimento na UERJ-FFP, tem como objetivo investigar as possíveis representações sociais de violências a partir dos educadores sociais de um projeto socioeducativo no Complexo do Salgueiro, favela no estado do Rio de Janeiro. A partir de um trabalho de campo iniciado em 2021, a pesquisa tem como propósito visitar a referida instituição em busca da apreensão das representações sociais de violências compartilhadas pelos educadores desse espaço não escolar, dedicando-se a entender como essas representações acabam por influenciar nas práticas socioeducativas oferecidas. Assim sendo, ao analisarmos as práticas socioeducativas nos indicam se essas podem (ou não) ter servido de forma real para empreender uma Educação para a Paz comprometida em combater as violências desse contexto. Para serem realizadas essas análises, a metodologia utilizará como instrumento de pesquisa a realização de entrevistas semiestruturadas e a escrita de diários de campo. Como resultados do trabalho, cabe ressaltar que este trabalho ainda está em desenvolvimento, contendo aqui com reflexões e hipóteses iniciais acerca dos seus objetivos. Futuramente, visamos expandir e publicizar seus resultados de natureza empírica e analítica em formato de novas apresentações e publicações, objetivando contribuir com os estudos sobre a marginalização e as violências, tal como, com os campos das representações sociais e da Pedagogia Social.

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Biografias Autor

Lucas Salgueiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação - Processos formativos e Desigualdades Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Básica - Gestão Escolar pela UERJ/FFP. Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde foi monitor das disciplinas de Psicologia da Educação e Psicologia Social durante a graduação, e em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Membro do Grupo de Estudos, Ensino e Extensão Fora da Sala de Aula da UERJ/FFP. Bolsista CAPES.

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da (UERJ/FFP). Pesquisador associado da Fundação Carlos Chagas (FCC-SP). Coordenador-Pesquisador do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula (UERJ/FFP). Coordenador do Projeto de Extensão TEAR – UERJ/FFP. Coordenador do Projeto Proatec/UERJ, intitulado “Dar formação à ação: Produção de Materiais Didáticos para/com Educadores Sociais em São Gonçalo e Regiões Adjacentes” (UERJ/FFP).

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Publicado

28-03-2023

Como Citar

Salgueiro Lopes, L., & Vianna Ferreira, A. (2023). As relações socioeducativas entre a Educação para a Paz e as Representações Sociais de violências de educadores sociais em uma favela no Rio de Janeiro - Brasil. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 13(1), 28–49. https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.318

Edição

Secção

Artigos