As dificuldades dos alunos do 11º ano na produção de resumos: Redefinições para as práticas de ensino em sala de aula

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DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.277

Resumo

O gênero resumo é considerado como uma importante ferramenta para o processo de retextualização. Neste processso, o aluno torna-se protagonista na construção do seu conhecimento, aprendendo o funcionamento de textos em prol do desenvolvimento de processos metacognitivos para a aquisição de aprendizagem autônoma e permanente. O objetivo desse trabalho baseia-se em uma pesquisa que utiliza procedimentos interpretativos sobre o processo ensino-aprendizagem. A metodologia deste trabalho envolveu 17 alunos do 11.º ano de uma escola pública ao norte de Portugal e as estratégias textuais e discursivas utilizadas pelos alunos dentro de uma perspectiva de autonomia do gênero resumo, visando observar a sua relação com a aprendizagem da língua. A análise demonstrou as dificuldades de discernimento quanto às ideias essenciais e secundárias do texto-fonte utilizado. Observou-se que 62% dos alunos apresentaram nível insatisfatório de apropriação do texto-fonte e apenas 32% apresentaram nível satisfatório de compreensão leitora. Este estudo contribui para o estado das línguas e melhora as práticas de ensino em sala de aula.

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Biografia Autor

Maria da Luz Oliveira Luz, Universidade de Coimbra

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador, especialização pela Universidade do Salvador, mestrado pela Universidade Federal da Bahia, doutorado pela Universidade Federal da Bahia, pós-doutoranda pela Universidade de Coimbra(em andamento).Tem experiência na área de Linguística Textual, Linguística Aplicada e Linguística Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: interação verbal, construção de sentidos em contextos escolares, leitura e escrita, ensino do Português como LM, capacitação de professores.

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Publicado

29-09-2021

Como Citar

Luz, M. da L. O. (2021). As dificuldades dos alunos do 11º ano na produção de resumos: Redefinições para as práticas de ensino em sala de aula. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 11(2), 138–166. https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.277

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Artigos