O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância

Autores

  • Sarah Bahr Pessôa
  • Ivanilda Maria Silva Bastos
  • Viviane Elaine Padilha

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.244

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida como parte do Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil de uma acadêmica do 5° ano de Pedagogia da Univille, realizado em um Centro de Educação Infantil (CEI) na cidade de Joinville, Brasil. A investigação ocorreu a partir de uma abordagem qualitativa e descritiva por meio de entrevistas semi-estruturadas com quatro professoras da instituição, com o objetivo de apresentar os relatos das entrevistadas em relação às suas vivências e experiências em um dos espaços externos do CEI: o Bosque. Posteriormente, as falas das professoras foram analisadas à luz de fundamentação teórica. Com a análise, pôde-se concluir que a iniciativa do CEI em questão é algo a ser cultivado e replicado, pois o Bosque, ao aproximar as crianças da natureza, traz diversas possibilidades e contribuições ao cotidiano da instituição. 

Palavras-chave:Educação da Infância; Criança e natureza; Espaços educadores; Estágio Curricular Supervisionado;


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Sarah Bahr Pessôa

Pedagoga formada pela Universidade da Região de Joinville.

Ivanilda Maria Silva Bastos

Graduada em Letras, habilitação em português e inglês pela Univille, mestrado em Educação e Cultura  pela UDESC e doutoranda em Educação - Desenvolvimento Curricular  na Uminho - Portugal. Profa. Universitária na Univille em Escritas Criativas e Leitura e produção textual no curso de Publicidade e Propaganda; no curso de Pedagogia leciona as disciplinas: Pesquisa em Educaçao, Linguística  aplicada à língua materna  e Seminários avançados.

Viviane Elaine Padilha

Pedagoga formada pela Universidade da Região de Joinville.

Referências

Barros, M. I. A. (2018). Desemparedamento da infância: A escola como lugar de encontro

com a natureza. Rio de Janeiro, RJ: Instituto Alana.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. (2010). Brasília, DF. Recuperado de:

http://www.uac.ufscar.br/domumentos-1/diretrizescurriculares_2012.pdf.

Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de Educação Infantil. (2006). Brasília,

DF. Recuperado de: ttp://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/miolo_infraestr.pdf.

Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia. (2006). Brasília,

DF. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf.

Ceppi, G.; Zini, M. (Org.) (2013). Crianças, espaços, relações: Como projetar espaços para a

Educação Infantil. Porto Alegre, RS: Penso.

Gandini, L. (2016). Espaços educacionais e de envolvimento pessoal. In: Edwards, C. et al. As

cem linguagens da criança - Vol. 1 (p. 137-149). Porto Alegre, RS: Penso.

Gonçalves, M. L. et al. (2014). Fazendo pesquisa: Do projeto à comunicação científica. Joinville,

SC: Editora Univille.

Horn, M. S. (2004). Sabores, cores, sons, aromas: A organização do espaço na Educação Infantil.

Porto Alegre, RS: Artmed.

Horn, M. S. (2017). Brincar e interagir nos espaços da Educação Infantil. São Paulo, SP: Penso.

Oliveira, Z. M. R. (Org.). (2014). O trabalho do professor na Educação Infantil. São Paulo, SP:

Biruta.

Pereira, R. C. B.; Pereira, R. O. (2012). O estágio supervisionado no contexto da formação de

professores. In: Calderano, M. A. (Org.). Estágio curricular: concepções, reflexões teórico-práticas e proposições. Juiz de Fora, MG: Editora UFJF.

Rinaldi, C. (2013). O ambiente da Infância. In: Ceppi, G.; Zini, M. (Org.). Crianças, espaços,

relações: Como projetar espaços para a Educação Infantil (p. 122-128). Porto Alegre, RS: Penso.

Tiriba, L. (2010). Crianças da Natureza. In Anais do 1° Seminário Nacional: Currículo em

Movimento - Perspectivas atuais, Belo Horizonte, MG.

Tiriba, L. (2018). Educação Infantil como direito e alegria: Em busca de pedagogias ecológicas,

populares e libertárias. São Paulo, SP: Paz e Terra.

Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em

educação. São Paulo, SP: Atlas.

Zabalza, M. (2007). A Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre, RS: Artmed.

Downloads

Publicado

29-09-2021

Como Citar

Pessôa, S. B., Bastos, I. M. S., & Padilha, V. E. (2021). O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 11(2), 48–76. https://doi.org/10.25757/invep.v11i2.244

Edição

Secção

Artigos