Financial education in geography teaching: transversality practices

Authors

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v14i1.355

Keywords:

Financial education, Geography teaching, Transversality

Abstract

With the Covid-19 pandemic that has occurred in recent years, many changes have hit society. The uncertainties of this new scenario highlighted questions about the financial situation of Brazilian families. Based on an educational bias, the theme Financial Education was established by the BNCC as a contemporary cross-cutting theme, in order to provide basic education students with notions about the relationship with money, which affects both behavior and social formation. Investigating the possible changes in people's behavior, especially with regard to consumption processes, the present study has as its central objective to reflect the subject's relationship with the world, with regard to the understanding of financial planning and its nuances, as well as the identification of the importance of the transversal work of Financial Education in the teaching of Geography, in high schools. To reach the proposed objective, the research takes an exploratory qualitative approach, having as a theoretical framework the studies of Alro; Skovsmose (2007), Reis (2016), Ferreira (2017), Bus; Amorim (2020), Hartmann; Maltempi (2021), among other authors who contribute to the proposed discussion. Thus, it is concluded that knowledge and financial planning enable the balance of accounts and a critical view so that the subject can efficiently manage his financial life.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diego Henrique Pereira, Universidade do Vale do Sapucaí

Doutor (2019) e Mestre (2016) em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Realizou estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Univás (2020- 2021). Especialista em Gestão Estratégica do Capital Humano (2012). Graduado em Processos Gerenciais e Gestão Organizacional pelo Universitário do Sul de Minas (2010). Atualmente é Coordenador Geral da Pós-Graduação Lato Sensu, professor da graduação, pós-graduação lato sensu e professor permanente do PPGEduCS da Univás. Coordena o Grupo de Pesquisa/ Estudos LEduDi (Linguagem, Educação e suas Discursividades) e também o projeto de pesquisa Linguagem e Escola: Sujeitos (d)na Liderança. Atua como Consultor Organizacional e de Carreiras na área de Gestão de Pessoas.

Lucelia Cristina Brant Mariz Sá, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-graduação "lato sensu" em Psicopedagogia Cínica e Institucional, Docência do Ensino Superior e Planejamento Educacional. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Atuou como professora da Educação Básica, na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Atuou como docente do Ensino Superior, nos cursos de Graduação em Pedagogia, Educação Física, Educação Especial e Tecnólogo em Cosmética e Estética. Atuou como docente em cursos de pós-graduação "lato sensu". É servidora pública no cargo de Analista Educacional - Inspetora Escolar, e atua na Assessoria de Gabinete da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba.

Antônio Eldi de Sá Júnior, Universidade do Vale do Sapucaí

Mestrando em Educação, Conhecimento e Sociedade na Universidade do Vale do Sapucaí. Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental pela Universidade Castelo Branco e em Ensino da Geografia pela Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros. Possui experiência profissional em instituição financeira, em gestão escolar, na docência da educação básica e do ensino superior. Atualmente é professor de Geografia, na Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo e Escola Municipal Dona Gercina Vilas Boas Alves. Interesse de pesquisa: Ensino da Geografia, Processos de Ensino e Aprendizagem, Educação Financeira, Educação Empreendedora e Formação de Professores.

References

Alro, H., & Skovsmose, O. (2021). Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Autêntica Editora.

Banco Central do Brasil. (2021). Relatório de Inflação. Acedido em 21 de fevereiro, 2022, de https://www.bcb.gov.br/content/ri/relatorioinflacao/202112/ri202112p.pdf.

Buss, L. D. S., & Amorim, G. V. D. (2020). Educação financeira: a importância da sua inclusão no processo de ensino aprendizagem desde o ensino fundamental. Matemática-Tubarão. Acedido em 29 de abril, 2022, de https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16278.

Da Silva, L. P., & Gandara, L. P. (2021). Estímulos à educação financeira no ensino básico: um relato de prática da olimpíada brasileira de educação financeira. Formação@ Docente, 13(2). Acedido em 15 de maio, 2022, de https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/fdc/article/view/2233.

Decreto nº 7397 de 22 de dezembro de 2010. (2010). Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Presidência da República. Acedido em 29 de abril, 2022, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm.

Decreto nº 10.393 de 09 de junho de 2020. (2020). Institui a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF e o Fórum Brasileiro de Educação Financeira – FBEF. Presidência da República. Acedido em 29 de abril, 2022, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10393.htm#art10.

Ferreira, J. C. (2017). A importância da educação financeira pessoal para a qualidade de vida. Caderno de Administração, 11(1). Acedido em 29 de abril, 2022, de https://revistas.pucsp.br/index.php/caadm/article/view/33268.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (Vol. 4, p. 175). São Paulo: Atlas.

Governo de Minas Gerais. (2018). Currículo Referência de Minas Gerais. Belo Horizonte. Acedido em 29 de abril, 2022, de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/documento_curricular_mg.pdf

Hartmann, A. L. B., & Maltempi, M. V. (2021). A abordagem da Educação Financeira na Educação Básica sob o ponto de vista de docentes formadores de futuros professores de Matemática. EM TEIA-Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 12(2), 1-23. Acedido em 27 de agosto, 2021, de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250363.

Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República. Acedido em 29 de abril, 2022, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.

Mendes, J. D. S. (2015). Educação financeira para uma melhor qualidade de vida. Trabalho de Conclusão de Curso [Pós-Graduação em Matemática Financeira Aplicada aos Negócios]-Universidade do Sul de Santa Catarina. Acedido em 29 de abril, 2022, de https://docplayer.com.br/17715938-Juliana-de-souza-mendes-educacao-financeira-para-uma-melhor-qualidade-de-vida-orientador-prof-dr-jailson-coelho.html.

Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília. Acedido em 29 de abril, 2022, de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192.

Ministério da Educação. (2019). Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: propostas de práticas de implementação. Brasília. Acedido em 22 de março, 2022, de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf.

Organização para a cooperação e desenvolvimento econômico – OCDE. (2005). Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Acedido em 29 de abril, 2022, de www.oecd.org/finance/financialeducation/35108560.pdf.

Prodanov, C. C., & De Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale. Acedido em 04 de fevereiro, 2023, de https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf.

Reis, A. (2016). Educação financeira: uma estratégia para o desenvolvimento do empreendedorismo. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, 452-458. Acedido em 28 de abril, 2022, de https://reciprocidade.emnuvens.com.br/novapedagogia/article/view/185.

Published

2024-01-31

How to Cite

Diego Henrique Pereira, Sá, L. C. B. M., & Júnior, A. E. de S. (2024). Financial education in geography teaching: transversality practices. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(1), e355. https://doi.org/10.25757/invep.v14i1.355

Issue

Section

Artigos