Inclusão escolar: o olhar e o papel dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v15i1.427Palavras-chave:
Inclusão escolar, Paralisia cerebral, 1.º Ciclo do Ensino Básico, Dar voz às crianças, Papel dos alunosResumo
A presente investigação pretende contribuir para o corpo de conhecimento relativo às perspetivas dos atores educativos sobre inclusão, dando voz aos alunos. Adiciona-se, assim, a perspetiva da criança enquanto ser capaz de participar e pensar sobre inclusão, à dos profissionais de educação e pais já bastante estudadas. O estudo realizado procurou perceber o que pensam as crianças do 3.º ano de escolaridade de uma escola do ensino básico sobre a inclusão de um colega com Paralisia Cerebral (PC) a tempo integral e o papel que assumem no seu processo de inclusão. Participaram 23 alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) com Desenvolvimento Típico (DT) e um aluno com PC. Os dados recolhidos com recurso à observação não participante, a entrevistas semiestruturadas, a narrativas visuais, ao registo de incidentes críticos foram analisados com recurso à análise de conteúdo. Recorreu-se ainda à análise de redes sociais. Os resultados sugerem, por parte dos alunos com DT, uma visão muito concreta do que é inclusão. Para eles, TODOS têm o direito a aprender e a brincar juntos. Os pares desempenham um papel relevante neste processo ao facilitar e promover a participação do colega com PC nas diversas rotinas escolares. Relativamente ao aluno com PC, este sente-se acolhido e feliz na escola, apreciando particularmente os momentos de brincadeira.
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