Prevenção da violência em contexto de educação pré-escolar: o contributo das expressões artísticas
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.378Palavras-chave:
Prevenção da violência, Crianças em idade pré-escolar, Competências socioemocionais, Educação artísticaResumo
Este artigo descreve atividades desenvolvidas no âmbito da prática de ensino supervisionada (componente de estágio) em contexto de educação pré-escolar, cujos objetivos principais foram prevenir as condutas agressivas, e promover condutas positivas no relacionamento interpessoal de um grupo de 19 crianças com idades entre os 3 e os 6 anos, em articulação com atividades na área de expressão e comunicação (oral, musical e corporal). A prevalência de bullying nas escolas básicas e secundárias tem sido evidenciada em vários estudos, pelo que atividades que visem prevenção da violência nas primeiras idades, adequadas ao nível de desenvolvimento das crianças e articuladas com a formação pessoal e social referida nas OCEPE, são de extrema pertinência. A metodologia utilizada foi a investigação-ação, com recurso à observação participante e registo de notas de campo com os comentários das crianças. Os resultados revelaram que as atividades desenvolvidas contribuíram para proporcionar recursos às crianças para lidar com as emoções negativas e prevenir o comportamento agressivo.
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