Prevenção da violência em contexto de educação pré-escolar: o contributo da educação artística e da literatura para a infância

Autores

  • Maria José D. Martins VALORIZA - Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos, Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal https://orcid.org/0000-0001-9517-7703
  • Susana Maia Porto Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1182-5692
  • Andreia Baptista Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
  • Carmén Pirlé Agrupamento de Escolas José Régio, Portalegre, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.378

Palavras-chave:

Prevenção da violência, Crianças em idade pré-escolar, Competências socioemocionais, Educação artística

Resumo

Este artigo descreve atividades desenvolvidas no âmbito da prática de ensino supervisionada (componente de estágio) em contexto de educação pré-escolar, cujos objetivos principais foram prevenir as condutas agressivas, e promover condutas positivas no relacionamento interpessoal de um grupo de 19 crianças com idades entre os 3 e os 6 anos, em articulação com atividades na área de expressão e comunicação (oral, musical e corporal). A prevalência de bullying nas escolas básicas e secundárias tem sido evidenciada em vários estudos, pelo que atividades que visem prevenção da violência nas primeiras idades, adequadas ao nível de desenvolvimento das crianças e articuladas com a formação pessoal e social referida nas OCEPE, são de extrema pertinência. A metodologia utilizada foi a investigação-ação, com recurso à observação participante e registo de notas de campo com os comentários das crianças. Os resultados revelaram que as atividades desenvolvidas contribuíram para proporcionar recursos às crianças para lidar com as emoções negativas e prevenir o comportamento agressivo.

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Biografias Autor

Maria José D. Martins, VALORIZA - Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos, Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Maria José D. Martins, é professora coordenadora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS-IPP); é licenciada em Psicologia, mestre em Ciências da Educação, e tem o grau de doutor em Psicopedagogia pela Universidade da Extremadura, Espanha, e o pós-doutoramento em Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa; é membro integrado do Centro de Investigação para a Valorização Recursos Endógenos (VALORIZA) do IPP e colaboradora da Unidade de Investigação em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Coordena o mestrado em Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco na ESECS-IPP. Os seus interesses de investigação e publicações têm incidido sobre temas como o bullying e cyberbullying, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, inclusão, educação para a cidadania, educação e desenvolvimento sociomoral e emocional.

Susana Maia Porto , Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Susana Maia Porto, professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS-IPP). É licenciada em Ciências Musicais, pela Universidade Nova de Lisboa, mestre em Educação Musical pela University of Surrey Roehampton (Londres) e doutora em Didática/Música pela Universidad de Extremadura (Cáceres). Coordena o curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar na ESECS-IPP. Os seus interesses de investigação assentam na educação musical/educação artística, em particular na educação musical da criança e musicologia.

Andreia Baptista , Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal

Mestre em Educação Pré-Escolar pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS-IPP), formação que concluiu em 2023. Iniciou funções como Educadora de Infância no Centro Social e Jardim Infantil de São Cristóvão em Portalegre, mas atualmente encontra-se em serviço na Creche do Lar de Terceira Idade de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas.

Carmén Pirlé, Agrupamento de Escolas José Régio, Portalegre, Portugal

Educadora de infância no Agrupamento de Escolas José Régio e cooperante na orientação de estágios de estudantes da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS-IPP). Atualmente, exerce funções de Presidente na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Portalegre, a meio tempo.

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Publicado

25-11-2024

Como Citar

Martins, M. J. D., Porto , S. M., Baptista , A., & Pirlé, C. (2024). Prevenção da violência em contexto de educação pré-escolar: o contributo da educação artística e da literatura para a infância. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(3), e378. https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.378