Os processos de reflexão nas práticas pedagógicas supervisionada sem História e Geografia: o caso da Escola Superior de Educação de Lisboa

Autores

  • Rebeca Guillén Peñafiel Universidad de Extremadura, Facultad de Formación del Profesorado, Departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales, 10004 Cáceres, Spain https://orcid.org/0000-0002-9441-0566
  • Maria João Barroso Hortas Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa https://orcid.org/0000-0002-3159-8362
  • Alfredo Gomes Dias Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa https://orcid.org/0000-0001-6500-844X

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v13i2.376

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas supervisionadas, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Educação baseada em competências, Competências histórico-geográficas, Reflexão

Resumo

As práticas pedagógicas supervisionadas apresentam um grande potencial para melhorar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Considerando as amplas possibilidades que oferecem, o presente trabalho tem como finalidade analisar as práticas pedagógicas supervisionadas de várias estudantes inscritas no Mestrado em Ensino do 1º e do 2º CEB, na vertente de História e Geografia de Portugal, implementado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (ESELx). Procura, ainda, avaliar as diferentes fases que compõem o ciclo da supervisão, tendo em conta o papel relevante de cada uma delas na avaliação da prática docente.

A metodologia de recolha e análise de dados é de natureza qualitativa, utilizando a observação não participante nos contextos de sala de aula, e a análise de conteúdo de vários documentos, entre os quais se destaca o Projeto de Intervenção Educativa concebido pelas estudantes. Entre os resultados, reconhece-se a relevância de criar espaços contínuos de reflexão e diálogo com o estudante/estagiário, os quais favorecem o questionamento e a melhoria, tanto da atividade do supervisor como das competências do futuro professor.

Por outro lado, identificam-se possibilidades de melhoria em relação à mobilização de competências específicas da educação histórica e geográfica. Mais concretamente, no que diz respeito ao desenvolvimento de estratégias de questionamento e problematização da realidade, que promovam análises críticas e reflexivas, orientadas para a sua transformação.

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Biografias Autor

Rebeca Guillén Peñafiel, Universidad de Extremadura, Facultad de Formación del Profesorado, Departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales, 10004 Cáceres, Spain

Doutorada pela Universidade da Estremadura no programa "Investigação em Ensino e Aprendizagem das Ciências Experimentais, Sociais, Matemáticas e da Atividade Física e Desportiva". Mestre em Investigação em Ciências Sociais e membro da equipa de investigação Literatura Infantojuvenil da Didática das Ciências Sociais e das Literaturas. Atualmente frequenta o curso de Pós-Doutoramento no programa Margarita Salas, vinculado ao Departamento de Didática das Ciências Sociais, Língua e Literatura, na Faculdade de Formação de Professores da Universidade da Estremadura: presta serviços no Instituto Politécnico de Lisboa durante o primeiro ano e na Faculdade de Formação de Professores da Universidade da Estremadura durante o segundo.

Maria João Barroso Hortas, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Doutorada em Geografia Humana pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e em Educação “Formación del Pensamiento Histórico y Geográfico e Educación para la Ciudadania”, pela Universidade Autónoma de Barcelona. Professora Coordenadora do domínio científico de Ciência Sociais, Departamento de Formação e Investigação em Currículo e Didáticas, da Escola Superior de Educação, Politécnico de Lisboa, onde leciona na formação inicial de educadores de infância e de professores (0-12 anos) nas áreas da Didática das Ciências Sociais (História e Geografia) e da diversidade cultural. Colabora como docente na formação inicial de professores de Geografia (12-18 anos), no IGOT-Universidade de Lisboa. Investigadora do Centro de Estudos Geográficos/IGOT-UL, no núcleo Migrare (Migrações, Espaços e Sociedades).

Alfredo Gomes Dias, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa

Licenciado em História, doutorado em Geografia Humana pela Universidade de Lisboa (2012) e em Educação pela Universidade Autónoma de Barcelona (2019). Investigador do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Professor-Adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Professor de disciplinas científicas no âmbito das metodologias de ensino do Estudo do Meio Social e da História e Geografia nos cursos de formação inicial de professores do Ensino Básico (6-12 anos).

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Publicado

22-09-2023

Como Citar

Guillén Peñafiel, R. ., Barroso Hortas, M. J., & Dias, A. G. (2023). Os processos de reflexão nas práticas pedagógicas supervisionada sem História e Geografia: o caso da Escola Superior de Educação de Lisboa. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 13(2), e376. https://doi.org/10.25757/invep.v13i2.376

Edição

Secção

Artigos