Os processos de reflexão nas práticas pedagógicas supervisionada sem História e Geografia: o caso da Escola Superior de Educação de Lisboa
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v13i2.376Palavras-chave:
Práticas pedagógicas supervisionadas, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Educação baseada em competências, Competências histórico-geográficas, ReflexãoResumo
As práticas pedagógicas supervisionadas apresentam um grande potencial para melhorar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Considerando as amplas possibilidades que oferecem, o presente trabalho tem como finalidade analisar as práticas pedagógicas supervisionadas de várias estudantes inscritas no Mestrado em Ensino do 1º e do 2º CEB, na vertente de História e Geografia de Portugal, implementado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (ESELx). Procura, ainda, avaliar as diferentes fases que compõem o ciclo da supervisão, tendo em conta o papel relevante de cada uma delas na avaliação da prática docente.
A metodologia de recolha e análise de dados é de natureza qualitativa, utilizando a observação não participante nos contextos de sala de aula, e a análise de conteúdo de vários documentos, entre os quais se destaca o Projeto de Intervenção Educativa concebido pelas estudantes. Entre os resultados, reconhece-se a relevância de criar espaços contínuos de reflexão e diálogo com o estudante/estagiário, os quais favorecem o questionamento e a melhoria, tanto da atividade do supervisor como das competências do futuro professor.
Por outro lado, identificam-se possibilidades de melhoria em relação à mobilização de competências específicas da educação histórica e geográfica. Mais concretamente, no que diz respeito ao desenvolvimento de estratégias de questionamento e problematização da realidade, que promovam análises críticas e reflexivas, orientadas para a sua transformação.
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