Imaginação e Educação Libertadora: interlocuções promitentes entre Vigotski e Espinosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.367

Palavras-chave:

Imaginação, Educação Libertadora, Dialética Humana

Resumo

Este ensaio objetiva pontuar alguns elementos do pensamento de Espinosa que impactaram as formulações de Vigotski acerca do conceito de imaginação com vistas a uma educação libertadora. Trata-se de um estudo de natureza teórica, consubstanciado a partir de uma pesquisa bibliográfica, com base no referencial teórico da Psicologia Histórica-Cultural de Vigotski (1999) e da Filosofia Monista de Espinosa (2009). As análises do material previamente selecionado para estudo revelaram que os aportes da ontologia de Espinosa possibilitaram a Vigotski tecer aproximações concernentes à concepção de imaginação, desvelando a potência desta função psíquica superior na produção de novos conhecimentos para a construção de uma educação libertadora (Freire, 2019) com vistas a um movimento emancipatório e uma sociedade equânime.

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Biografias Autor

Sheila Daniela Medeiros dos Santos, UFG-Universidade Federal de Goiás

Pedagogia, Mestre e Doutora (UNICAMP), Docente da Faculdade de Educação (UFG).

Mariana Fernandes e Silva, Universidade Federal de Goiás

Graduanda em Licenciatura em Filosofia (FAFIL/UFG).

Raquel Souza Silva, Universidade Federal de Goiás

Graduanda em Licenciatura em Filosofia (FAFIL/UFG).

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Publicado

11-10-2024

Como Citar

Santos, S. D. M. dos, Silva, M. F. e ., & Silva, R. S. (2024). Imaginação e Educação Libertadora: interlocuções promitentes entre Vigotski e Espinosa. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(3), e367. https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.367