Imaginação e Educação Libertadora: interlocuções promitentes entre Vigotski e Espinosa
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.367Palavras-chave:
Imaginação, Educação Libertadora, Dialética HumanaResumo
Este ensaio objetiva pontuar alguns elementos do pensamento de Espinosa que impactaram as formulações de Vigotski acerca do conceito de imaginação com vistas a uma educação libertadora. Trata-se de um estudo de natureza teórica, consubstanciado a partir de uma pesquisa bibliográfica, com base no referencial teórico da Psicologia Histórica-Cultural de Vigotski (1999) e da Filosofia Monista de Espinosa (2009). As análises do material previamente selecionado para estudo revelaram que os aportes da ontologia de Espinosa possibilitaram a Vigotski tecer aproximações concernentes à concepção de imaginação, desvelando a potência desta função psíquica superior na produção de novos conhecimentos para a construção de uma educação libertadora (Freire, 2019) com vistas a um movimento emancipatório e uma sociedade equânime.
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