A Multiplicidade da Arte Contemporânea: Explorando o Artivismo, a Arte Participativa e a Mediação
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v14i3.366Palavras-chave:
Arte Contemporânea, Arte Participativa, Mediação, ArtivismoResumo
Propõe-se neste texto discutir algumas dimensões da arte contemporânea e a forma como de desmultiplica numa profusa constelação de “ismos”, particularmente, no período do século XX que se abre a seguir ao término da segunda guerra mundial, atingindo cerca de 21 movimentos artísticos na década sessenta.
Assistimos ainda nesta importante década do século passado à génese do artivismo, uma nova prática e atitude dos criadores que vai ter um impacto crescente até à contemporaneidade. Surgem os conceitos de arte participativa, de escultura social e de estética relacional, num complexo processo de desmaterialização da arte que a desloca dos seus espaços expositivos tradicionais para a rua e para o seu uso em contextos sociais e de interação humana mais alargados. A arte-objeto começa a perder relevância a favor da arte-ideia o que obriga a repensar também novas formas de trabalhar conceitos fundamentais na mediação.
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