A educação financeira no ensino da geografia: práticas de transversalidade
DOI:
https://doi.org/10.25757/invep.v14i1.355Palavras-chave:
Educação financeira, Ensino da Geografia, TransversalidadeResumo
Com a pandemia da Covid-19 ocorrida nos últimos anos, muitas mudanças atingiram a sociedade. As incertezas deste novo cenário evidenciaram questões sobre a situação financeira das famílias brasileiras. Partindo do viés educacional, o tema Educação Financeira foi estabelecido pela BNCC como tema contemporâneo transversal, a fim de proporcionar aos estudantes da educação básica, noções sobre a relação com o dinheiro, que afeta tanto o comportamento, quanto a formação social. Investigando as possíveis mudanças no comportamento das pessoas, especialmente no que tange aos processos de consumo, o presente estudo visa refletir a relação do sujeito com o mundo, no que diz respeito ao entendimento sobre o planejamento financeiro e suas nuances, bem como a identificação da importância do trabalho transversal da Educação Financeira no ensino da Geografia, em escolas de ensino médio. Para o alcance do objetivo proposto, a pesquisa assume uma abordagem qualitativa exploratória, tendo como arcabouço teórico os estudos de Alro; Skovsmose (2007), Reis (2016), Ferreira (2017), Bus; Amorim (2020), Hartmann; Maltempi (2021), dentre outros autores que contribuem para a discussão proposta. Assim, conclui-se que o conhecimento e o planejamento financeiro, possibilita o equilíbrio das contas e a visão crítica para que o sujeito consiga gerenciar de maneira eficiente sua vida financeira.
Downloads
Referências
Alro, H., & Skovsmose, O. (2021). Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Autêntica Editora.
Banco Central do Brasil. (2021). Relatório de Inflação. Acedido em 21 de fevereiro, 2022, de https://www.bcb.gov.br/content/ri/relatorioinflacao/202112/ri202112p.pdf.
Buss, L. D. S., & Amorim, G. V. D. (2020). Educação financeira: a importância da sua inclusão no processo de ensino aprendizagem desde o ensino fundamental. Matemática-Tubarão. Acedido em 29 de abril, 2022, de https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16278.
Da Silva, L. P., & Gandara, L. P. (2021). Estímulos à educação financeira no ensino básico: um relato de prática da olimpíada brasileira de educação financeira. Formação@ Docente, 13(2). Acedido em 15 de maio, 2022, de https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/fdc/article/view/2233.
Decreto nº 7397 de 22 de dezembro de 2010. (2010). Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Presidência da República. Acedido em 29 de abril, 2022, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm.
Decreto nº 10.393 de 09 de junho de 2020. (2020). Institui a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF e o Fórum Brasileiro de Educação Financeira – FBEF. Presidência da República. Acedido em 29 de abril, 2022, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10393.htm#art10.
Ferreira, J. C. (2017). A importância da educação financeira pessoal para a qualidade de vida. Caderno de Administração, 11(1). Acedido em 29 de abril, 2022, de https://revistas.pucsp.br/index.php/caadm/article/view/33268.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (Vol. 4, p. 175). São Paulo: Atlas.
Governo de Minas Gerais. (2018). Currículo Referência de Minas Gerais. Belo Horizonte. Acedido em 29 de abril, 2022, de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/documento_curricular_mg.pdf
Hartmann, A. L. B., & Maltempi, M. V. (2021). A abordagem da Educação Financeira na Educação Básica sob o ponto de vista de docentes formadores de futuros professores de Matemática. EM TEIA-Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 12(2), 1-23. Acedido em 27 de agosto, 2021, de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250363.
Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República. Acedido em 29 de abril, 2022, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
Mendes, J. D. S. (2015). Educação financeira para uma melhor qualidade de vida. Trabalho de Conclusão de Curso [Pós-Graduação em Matemática Financeira Aplicada aos Negócios]-Universidade do Sul de Santa Catarina. Acedido em 29 de abril, 2022, de https://docplayer.com.br/17715938-Juliana-de-souza-mendes-educacao-financeira-para-uma-melhor-qualidade-de-vida-orientador-prof-dr-jailson-coelho.html.
Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília. Acedido em 29 de abril, 2022, de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192.
Ministério da Educação. (2019). Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: propostas de práticas de implementação. Brasília. Acedido em 22 de março, 2022, de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf.
Organização para a cooperação e desenvolvimento econômico – OCDE. (2005). Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Acedido em 29 de abril, 2022, de www.oecd.org/finance/financialeducation/35108560.pdf.
Prodanov, C. C., & De Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale. Acedido em 04 de fevereiro, 2023, de https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf.
Reis, A. (2016). Educação financeira: uma estratégia para o desenvolvimento do empreendedorismo. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, 452-458. Acedido em 28 de abril, 2022, de https://reciprocidade.emnuvens.com.br/novapedagogia/article/view/185.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Diego Henrique Pereira, Lucelia Cristina Brant Mariz Sá, Antônio Eldi de Sá Júnior
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os artigos da revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional estão licenciados conforme Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0) Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional sem custos em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicado (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), submetidos ou sejam submetidos durante o processo editorial a outras revistas ou publicações. Após publicado o artigo não pode ser submetido a outra revista ou publicação parcial ou totalmente sem autorização da coordenação editorial da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional.