A educação financeira no ensino da geografia: práticas de transversalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25757/invep.v14i1.355

Palavras-chave:

Educação financeira, Ensino da Geografia, Transversalidade

Resumo

Com a pandemia da Covid-19 ocorrida nos últimos anos, muitas mudanças atingiram a sociedade. As incertezas deste novo cenário evidenciaram questões sobre a situação financeira das famílias brasileiras. Partindo do viés educacional, o tema Educação Financeira foi estabelecido pela BNCC como tema contemporâneo transversal, a fim de proporcionar aos estudantes da educação básica, noções sobre a relação com o dinheiro, que afeta tanto o comportamento, quanto a formação social. Investigando as possíveis mudanças no comportamento das pessoas, especialmente no que tange aos processos de consumo, o presente estudo visa refletir a relação do sujeito com o mundo, no que diz respeito ao entendimento sobre o planejamento financeiro e suas nuances, bem como a identificação da importância do trabalho transversal da Educação Financeira no ensino da Geografia, em escolas de ensino médio. Para o alcance do objetivo proposto, a pesquisa assume uma abordagem qualitativa exploratória, tendo como arcabouço teórico os estudos de Alro; Skovsmose (2007), Reis (2016), Ferreira (2017), Bus; Amorim (2020), Hartmann; Maltempi  (2021), dentre outros autores que contribuem para a discussão proposta. Assim, conclui-se que o conhecimento e o planejamento financeiro, possibilita o equilíbrio das contas e a visão crítica para que o sujeito consiga gerenciar de maneira eficiente sua vida financeira.

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Biografias Autor

Diego Henrique Pereira, Universidade do Vale do Sapucaí

Doutor (2019) e Mestre (2016) em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Realizou estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Univás (2020- 2021). Especialista em Gestão Estratégica do Capital Humano (2012). Graduado em Processos Gerenciais e Gestão Organizacional pelo Universitário do Sul de Minas (2010). Atualmente é Coordenador Geral da Pós-Graduação Lato Sensu, professor da graduação, pós-graduação lato sensu e professor permanente do PPGEduCS da Univás. Coordena o Grupo de Pesquisa/ Estudos LEduDi (Linguagem, Educação e suas Discursividades) e também o projeto de pesquisa Linguagem e Escola: Sujeitos (d)na Liderança. Atua como Consultor Organizacional e de Carreiras na área de Gestão de Pessoas.

Lucelia Cristina Brant Mariz Sá, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pós-graduação "lato sensu" em Psicopedagogia Cínica e Institucional, Docência do Ensino Superior e Planejamento Educacional. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Atuou como professora da Educação Básica, na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Atuou como docente do Ensino Superior, nos cursos de Graduação em Pedagogia, Educação Física, Educação Especial e Tecnólogo em Cosmética e Estética. Atuou como docente em cursos de pós-graduação "lato sensu". É servidora pública no cargo de Analista Educacional - Inspetora Escolar, e atua na Assessoria de Gabinete da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba.

Antônio Eldi de Sá Júnior, Universidade do Vale do Sapucaí

Mestrando em Educação, Conhecimento e Sociedade na Universidade do Vale do Sapucaí. Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental pela Universidade Castelo Branco e em Ensino da Geografia pela Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros. Possui experiência profissional em instituição financeira, em gestão escolar, na docência da educação básica e do ensino superior. Atualmente é professor de Geografia, na Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo e Escola Municipal Dona Gercina Vilas Boas Alves. Interesse de pesquisa: Ensino da Geografia, Processos de Ensino e Aprendizagem, Educação Financeira, Educação Empreendedora e Formação de Professores.

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Publicado

31-01-2024

Como Citar

Diego Henrique Pereira, Sá, L. C. B. M., & Júnior, A. E. de S. (2024). A educação financeira no ensino da geografia: práticas de transversalidade. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 14(1), e355. https://doi.org/10.25757/invep.v14i1.355